Ciência e Tecnologia

Setor de Ciências Biológicas ganha laboratório móvel para pesquisar saúde de animais aquáticos

Superintendência de Comunicação Social     25 de fevereiro de 2013 - 9h22

Destaque da van que vai abrigar o novo laboratório

O Setor de Ciências Biológicas está ganhando um veículo que vai abrigar um laboratório móvel de Biologia e Química para análise da saúde de animais aquáticos. A van e os equipamentos custaram R$200 mil e foram adquiridos através de recursos liberados no início de 2011 por uma emenda parlamentar, apresentada pelo deputado federal Dr. Rosinha do PT. A unidade atenderá as atividades do Laboratório de Toxicologia Celular do setor.

A van está sendo repassada nesta terça-feira para a UFPR e a montagem dos equipamentos começam em seguida. Dentro de quatro dias o veículo deve estar pronto para ir a campo, destaca o pesquisador Ciro Alberto de Oliveira Ribeiro.

Na unidade móvel serão realizadas coleta e análise da água e a avaliação da saúde dos animais marinhos capturados para exames, após serão devolvidos ao seu ambiente natural. O laboratório vai percorrer reservatórios, hidrelétricas, áreas degradadas, lagos, mananciais e outros. Segundo o professores Ciro, esta nova estrutura vai aumentar a qualidade e a confiabilidade das pesquisas, porque os animais não precisam mais ser trazidos para dentro da UFPR.

Texto de Sônia Loyola