Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Setor de Ciências Biológicas comemora 80 anos

O Setor de Ciências Biológicas da UFPR, localizado no Campus Centro Politécnico, completa 80 anos em 2018. A abertura das comemorações foi realizada na tarde da última terça-feira, 30, no auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, no Campus Jardim Botânico, em Curitiba, com homenagens a 80 pessoas que participam da história do Setor.

A vice-reitora da UFPR, professora Graciela Bolzón, o diretor do Setor de Ciências Biológicas, professor Edvaldo da Silva Trindade, o vice-diretor, professor Emanuel Maltempi de Souza, e a presidente da comissão organizadora das festividades e chefe do Departamento de Bioquímica, professora Joana Lea Meira Silveira, entregaram certificados aos homenageados. Eles representaram docentes, técnicos, cursos de graduação, programas de pós-graduação, departamentos, setores, centros acadêmicos, empresas juniores, órgãos suplementares e a administração da Universidade. Esposas e filhos de ex-diretores e vice-diretores do Setor receberam homenagens in memoriam. Os servidores aposentados também foram lembrados.

Coordenadores dos programas de pós-graduação homenageados no evento em comemoração aos 80 anos do Setor de Ciências Biológicas. Fotos: Nicolle Schumacher/Sucom/UFPR

“A comissão organizadora preferiu homenagear algumas pessoas em nome de todos que fazem parte dessa história. Entendemos que hoje somos o que somos graças ao trabalho em conjunto com as unidades e os setores. Como representantes, foram escolhidos, por exemplo, professores e técnicos com mais tempo de exercício”, explicou Edvaldo.

Denise Guimarães Julião Weldt, técnica de laboratório homenageada, é formada em Biologia e trabalha há 51 anos na UFPR. “Desde 1º de outubro de 1987. É uma satisfação imensa estar aqui representando – porque não sou só eu, somos todos uma classe. Feliz de ser incumbida dessa missão, como a técnica mais antiga. Espero, para os próximos 20 anos, ampliação dos cursos, melhorias no trabalho e na qualidade do ensino”, pontuou.

A celebração dos 80 anos das Ciências Biológicas na Universidade remete à criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Paraná (Fafi) – em 26 de fevereiro de 1938 – , que abrigava o antigo curso de História Natural, hoje Ciências Biológicas. A instituição foi incorporada à UFPR em 1946. “No final da década de 50, havia polos localizados para pesquisas na área. Em 1965 nasceu o primeiro programa de pós-graduação da Universidade e o primeiro em Bioquímica no Brasil. Em 1973, com reforma nas universidades, a UFPR passou a ter setores, entre eles, o de Ciências Biológicas. Só foi possível centralizar tudo no prédio em que estamos hoje em 8 de março de 1982”, contextualizou o diretor.

“O real não está no início nem no fim. Ele se mostra pra gente é no meio da travessia”. Com a citação de Guimarães Rosa, a vice-reitora iniciou seu discurso, por meio do qual agradeceu a todos e lembrou dos pioneiros do setor. “Foram aqueles idealistas, homens e mulheres de coração generoso e de olhos voltados para o futuro, que sonharam os primeiros sonhos desta universidade. Revestidos de nobre idealismo e de uma profunda convicção educativa, estes ilustres profissionais permitiram à instituição dar os seus primeiros passos, num momento em que pouco se podia ver da estrada que eles mesmos deveriam abrir e trilhar”, considerou.

Por conta de um compromisso na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília, o reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, não participou da cerimônia. O professor gravou uma mensagem à comunidade universitária, exibida em vídeo no início da solenidade. “Vocês do Setor de Ciências Biológicas, dentro da nossa Universidade, protagonizam a produção científica no estado. A minha homenagem a todos os pesquisadores fica agora a todos os integrantes dessa comunidade que têm a pesquisa correndo em suas veias”, disse. Na sequência, os presentes assistiram ao vídeo institucional do Setor.

Representantes dos Departamentos foram lembrados pela contribuição à história das Ciências Biológicas na UFPR. O evento foi realizado no dia 30 de outubro, no Campus Jardim Botânico.

“Quanto progredimos nesses 80 anos com técnicos e docentes que contribuíram e contribuem para a formação de recursos humanos para o Paraná, o Brasil e o mundo”, exclamou o vice-diretor. Emanuel fez reflexões sobre a ciência e citou a comemoração como oportunidade de renovação de ideais precursores. “Sem pessoas geniais e de gênio forte, não estaríamos no lugar que ocupamos hoje. Os pioneiros tinham uma visão muito clara de que a ciência é o farol que ilumina o caminho da humanidade. O Setor de Ciências Biológicas foi e continua sendo lugar de livre pesquisa. Devemos primar pela observação rigorosa, livre de nossas crenças pessoais”.

Duas comissões compostas por 24 integrantes foram formadas, há cerca de dois meses, para organização da cerimônia e da festa 80 Primaveras, programada para o dia 31 de outubro no Centro de Educação Física e Desportos (CED) da UFPR. “Será uma celebração, uma festa para a gente estar junto. Haverá um cardápio especial de primavera com frutas e ponche e também uma DJ para celebrar essa alegria com os que estão hoje e os que vieram de ontem e ajudaram a construir essa história”, contou Joana.

O reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e professor sênior da UFPR, Waldemiro Gremski, ministrou a palestra “Passado, Presente e Futuro das Ciências Biológicas e da Universidade Brasileira”. Waldemiro foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, diretor do Setor de Ciências Biológicas e do Centro de Microscopia Eletrônica e atuou por mais de 40 anos no Departamento de Biologia Celular e Molecular.

Diretores de setores e de campi e superintendentes da UFPR também participaram do evento. “O setor possui diversidade e exuberância de atividades de ensino, pesquisa e extensão e é repositório de coleções biológicas de valor inestimável. Temos o maior número de bolsistas de produtividade em pesquisa da Universidade. Os projetos de extensão atingem centenas de alunos da rede municipal e estadual. Temos muitas deficiências, mas reconhecemos aqui nossa segunda casa e temos muito amor pelo setor. Com nosso espírito fraterno e de união, esperamos vencer os próximos dez, 20, 30 anos”, finalizou Edvaldo.

Setor de Ciências Biológicas

O Setor conta com quatro cursos de graduação – Ciências Biológicas, Educação Física, Biomedicina e Fisioterapia – e atende a 20 cursos de diferentes áreas do conhecimento: Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Ciências Agrárias e Ciências Exatas. Os laboratórios recebem demandas de ensino, pesquisa e extensão e são referência em suas áreas de estudo. Os 12 programas de pós-graduação compreendem cursos de mestrado e doutorado em Botânica, Biologia Celular, Bioquímica, Ecologia e Conservação, Educação Física, Entomologia, Farmacologia, Fisiologia, Genética, Zoologia e Microbiologia, Parasitologia e Patologia. Cerca de 8 mil alunos frequentam diariamente o local.

O Biotério, o Centro de Microscopia Eletrônica (CME), o Centro de Educação Física e Desportos (CED), a Assessoria a Projetos Educacionais e de Comunicação (Aspec), e o Museu de Ciências Naturais são unidades vinculadas ao Setor, que reúne 11 Departamentos – Anatomia, Biologia Celular, Bioquímica e Biologia Molecular, Botânica, Educação Física, Farmacologia, Fisiologia, Genética, Patologia Básica, Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia e Zoologia. 

Confira as fotos do evento no Fickr da UFPR.