+ UFPR

Últimas notícias...

Histórico de notícias

SESA informa que vacinação do ensino superior pode começar no sábado

Aline Nunes     11 de junho de 2021 - 12h55

O governo estadual realiza a partir da tarde desta sexta-feira, dia 11 de junho, o processo de descentralização das vacinas contra a Covid-19 destinadas aos profissionais do ensino superior. As doses serão enviadas para 69 municípios do Paraná, pertencentes a 21 Regionais de Saúde.  De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), “possivelmente a vacinação deste grupo inicia a partir de amanhã, sábado, nos municípios que vacinam aos finais de semana”. A SESA também informou em nota para a Superintendência de Comunicação (SUCOM) da UFPR que “o Paraná recebeu doses da AstraZeneca essa semana, que também serão destinadas a este grupo, ainda com quantitativo a confirmar”.

A SESA já reservou 22.146 vacinas da fabricante Pfizer/BioNTech para os trabalhadores do ensino superior. O número representa cerca de 35% do público no Paraná, um total de 57 mil pessoas. No entanto, parte já foi vacinada pelos critérios de idade, comorbidade, deficiência permanente e de profissionais da saúde.

Como vai funcionar

De acordo com a SESA, cada cidade vai determinar como e quando as doses serão aplicadas. A regional metropolitana, da qual Curitiba e as cidades da Região Metropolitana fazem parte, vai receber 9.828 doses.

De acordo com a prefeitura de Curitiba, a vacinação dos profissionais da cidade depende da chegada das doses e da especificação do quantitativo para o público. Só depois disso vai anunciar cronogramas e regras.

A orientação do Plano Nacional de Vacinação é solicitar documento que comprove a vinculação ativa do profissional com a instituição ou a apresentação de declaração emitida pela instituição de ensino

Campanha

A vacinação dos trabalhadores do ensino superior é defendida pela reitoria da Universidade Federal do Paraná e pelos demais reitores das universidades públicas do estado. A decisão de iniciar a aplicação das doses para este público foi tomada em uma reunião na última segunda-feira, dia 7 de junho, entre os reitores da UFPR, da UTFPR, do IFPR e de universidades estaduais, o secretário de saúde, Beto Preto, e o superintendente de Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.