+ UFPR

Servidores da UFPR têm até abril para enviar as comprovações para o benefício per capita

Superintendência de Comunicação Social     22 de janeiro de 2021 - 15h46

Os comprovantes de pagamento referentes ao ano de 2020 do plano de saúde precisam ser enviados até o dia 30 de abril para a Unidade de Convênios e Saúde Suplementar (UCSS) para que o servidor mantenha o direito ao recebimento do benefício, conforme prevê o Ministério do Planejamento. Servidores ativos e inativos da UFPR, os pensionistas e os dependentes têm direito à Auxílio à Saúde Suplementar, por meio do benefício per capita.

O chefe da UCSS, Douglas Utiyama, explica que “são considerados comprovantes os boletos mensais, discriminando valores mensais pagos por beneficiários, mais os comprovantes de pagamento ou autenticação bancária; e/ou declaração da operadora ou administradora de benefícios, discriminando valores mensais pagos por beneficiários, bem como atestando sua quitação”.

O que é

O Auxílio à Saúde Suplementar é um benefício indenizatório, concedido pela União, como um ressarcimento de parte das despesas com o plano de saúde. Servidores públicos ativos, inativos e pensionistas têm direito, desde que sejam os titulares do contrato. Os servidores poderão solicitar esse benefício também para seus dependentes, desde que atendam aos critérios da Portaria Normativa.

Servidores ativos

Os servidores ativos devem enviar o processo com os comprovantes de pagamentos pelo SEI!, o Sistema Eletrônico de Informações. É preciso inserir os comprovantes digitalizados, como documentos externos, preencher o nome completo do servidor, SIAPE e CPF.

O processo deve ser tramitado para a UCSS. “A documentação deve informar a identificação da operadora, titular do plano de saúde – que deve ser o(a) servidor(a), dependentes do plano de saúde (se houver), valor da despesa mensal paga por beneficiário e data do pagamento de cada despesa”, esclarece Douglas.

Servidores aposentados e pensionistas

O envio da documentação deve ser feito para o e-mail ucss@ufpr.br e remetido pelo e-mail cadastrado no assento funcional do servidor. Caso seja necessário fazer alterações cadastrais é preciso enviar e-mail para cas@ufpr.br.

APUFPR e GEAP

Os servidores que, em 2020, tinham planos de saúde pela APUFPR (Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná) e GEAP (Autogestão em Saúde que oferece planos para servidores públicos federais) e não têm pendências não precisam enviar comprovação.

“Os beneficiários Unimed-Sinditest devem aguardar, pois estamos em análise sobre a possiblidade de essas instituições enviarem o relatório geral dos beneficiários, tendo em vista novas legislações. Eles serão posteriormente informados sobre a necessidade do envio da documentação”, finaliza Douglas.

Dúvidas

Os servidores que tiverem dúvidas podem acessar o site da UCSS ou entrar em contato pelo telefone (41) 3360-4508 ou pelo e-mail ucss@ufpr.br.