Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Sequenciamento genômico aponta predominância da variante brasileira do coronavírus no Paraná

Sequenciamento genômico realizado em 80 amostras coletadas de moradores do Paraná infectados com o coronavírus apontou que, destas, 46,2% são da variante P1, mutação brasileira do vírus. De acordo com o estudo, publicado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta terça-feira (30), apesar de contemplar um universo reduzido de amostras, os resultados indicam que essa linhagem é predominante entre as identificadas no estado.

Ainda foram identificadas, nas amostras analisadas, as variantes B.1.1.28, com 28,8% de ocorrência; e P.2, com 11,2%, ambas também cepas detectadas no Amazonas. Além disso, o sequenciamento identificou a variante do Reino Unido (B.1.1.7) e outras cinco. A análise foi feita pela Rede Genômica Fiocruz e pelo Instituto Carlos Chagas (Fiocruz Paraná) em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), coordenada pela Sesa e supervisionada pelo do Laboratório Central do Estado (Lacen/PR).

Laboratório Central do Estado – LACEN – Recepção de amostras para teste do Coronavirus.
Curitiba, 01/04/2020 – Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Para o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o resultado da investigação explica o aumento da taxa de contaminação no Paraná. “Nos últimos dias, quase metade dos testes RT-PCR realizados no Paraná tem resultado positivo, ou seja, mais pessoas estão se infectando e grande parte delas pode estar com a variante P1, que é mais agressiva do que a doença que conhecemos no ano passado”.

De acordo com Helisson Faoro, pesquisador do Instituto Carlos Chagas e doutor em Bioquímica e Biologia Molecular pela UFPR, conhecer as variantes em circulação no estado pode ajudar no enfrentamento à pandemia de uma maneira mais precisa.

Estudo

A seleção contemplou grupos de 24 amostras dentro de cada Macrorregional de Saúde do estado, abrangendo todo o Paraná. Em seguida, foram realizados sorteios aleatórios de amostras dos grupos pré-definidos nessas macrorregiões. A previsão é de que novas coletas sejam sequenciadas e analisadas nos próximos dias.

Com informações da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa)

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...