Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Seminário “O Gueto de Varsóvia” apresenta literatura e memória sobre a Polônia invadida por nazistas

Superintendência de Comunicação Social     12 de fevereiro de 2019 - 15h14

Marcado para a próxima terça-feira (19) à noite, em Curitiba, o seminário “O Gueto de Varsóvia, sua memória, seus escritos e seus poemas” tem o objetivo de apresentar visões diferentes a respeito do Gueto de Varsóvia — termo pelo qual ficou conhecida a região em que os judeus poloneses foram segregados durante a ocupação pelo governo nazista alemão, na Segunda Guerra Mundial.

O evento será realizado no Campus Reitoria, das 18h30 às 21h30, e terá participação de coordenador geral do Museu do Holocausto de Curitiba, Carlos Reiss, e de Luci Ramos Mendes, da Editora Dybbuk.

Além de apresentar a memória do gueto, sob diversos pontos de vista que ficaram registrados na história desde a década de 1940, o seminário tem o objetivo de levantar outros assuntos relacionados a ele.

Um desses temas é o Arquivo Emanuel Ringelblum, uma série de documentos e peças do cotidiano do Gueto de Varsóvia que foram reunidas pelo historiador e mantidas clandestinas durante anos. O acervo foi revelado para o grande público em uma exposição permanente aberta na capital polonesa em 2017.

Também serão abordadas as obras dos poetas do gueto, em particular Władysław Szlengel, e questões educacionais referentes ao holocausto judeu.

Obras

Após o seminário, serão lançados os livros “Luz sobre o Caos: educação e memória do Holocausto”, de Carlos Reiss; e “Władysław Szlengel: a janela para o outro lado”, com organização, tradução e notas de Piotr Kilanowski, professor do Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas (Depac) da UFPR.

O evento é organizado pela área de Letras Polonês do Depac, com apoio do Museu do Holocausto de Curitiba, do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba e da Editora Dybbuk.

SERVIÇO
O Gueto de Varsóvia: sua memória, seus escritos e seus poemas
Data: 19/02/2019
Horário: 18:30-21:30
Local: Sala Homero de Barros (R. General Carneiro, 460, 1.º andar do Edifício D. Pedro I, no Campus Reitoria, em Curitiba)

Programação (palestras)
– “Da erradicação do indivíduo à personificação do Holocausto: histórias do Gueto de Varsóvia”, por Carlos Reiss, do Museu do Holocausto de Curitiba
– “Poesia, lamento e memória”, por Luci Ramos Mendes, da Editora Dybbuk
– “Władysław Szlengel e outros poetas e diaristas do Gueto de Varsóvia”, por Piotr Kilanowski (UFPR)


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR