Ciência e Tecnologia

Seminário nesta quinta-feira marca 10 anos da distribuição de mudas de Araucária na UFPR

Simone Meirelles     12 de abril de 2016 - 15h52

Mudas de Araucária da UFPR (foto arquivo)

Nesta quinta-feira, dia 14, será realizado o seminário “Diagnóstico e perspectivas da Araucaria angustifolia no Paraná”. O evento marca a comemoração dos 10 anos de distribuição de mudas de Araucária pela Universidade Federal do Paraná. O programa, coordenado pelo professor Flávio Zanette, já distribuiu mais de 60 mil mudas, para cerca de duas mil pessoas cadastradas. Como não poderia deixar de ser, haverá também a entrega de mudas aos interessados, num total de 10 mil unidades. O seminário, que contará com participação de pesquisadores da UFPR e Embrapa, será realizado no grande auditório do Setor de Ciências Agrárias. A participação é gratuita.

O seminário começa às 8h30 e prossegue até as 11 horas. O primeiro debate será “Legislação atual sobre a araucária e perspectivas de mudanças”, apresentado por Gracie Abad Maximiano, da Secretaria Estadual do Meio ambiente. A seguir, o doutorando Carlos Henrique B. Nauiack (Unicentro) irá falar sobre a “Situação atual dos remanescentes e possibilidade de manejo da araucária e plantios”. A terceira palestra do dia será sobre “Novas tecnologias desenvolvidas pela EMBRAPA e perspectivas para a araucária”, com Ivar Wendling, da Embrapa/Floresta. Por fim, o professor Flávio Zanette, da UFPR, fala sobre “Novas tecnologias desenvolvidas pela UFPR e perspectivas para a produção de pinhões”.

Nos dois dias, haverá a distribuição de mudas de araucária, sendo que até 30 unidades por pessoa podem ser levadas gratuitamente, graças ao patrocínio da Corretora de Seguros Ecoverde e do Instituto Ambiental do Paraná – IAP. A distribuição será coordenada pela Semear – Empresa Júnior de Agronomia, quinta-feira, dia 14, das 11 às 17h e sexta-feira, dia 15, da 8h30 às 17h, ou até terminar o estoque.  É importante que os interessados levem caixas para transportar as mudas, pois a equipe da UFPR não fornece esse material. Quem quiser também poderá adquirir camisetas com ilustrações de araucária, a R$ 25,00 cada.

O Setor de Ciências Agrárias da UFPR fica na Rua dos Funcionários 1540, no Cabral.  Mais informações: 3350-5756 ou 9963-0565.