Futuro da região metropolitana é debatido hoje na UFPR

Curitiba
Desafios e perspectivas da região metropolitana serão debatidos em seminário

O Departamento de Geografia da UFPR abriu hoje o seminário “A Região Metropolitana de Curitiba e os Desafios para o Século XXI”. O evento prossegue até amanhã (18), no auditório da Administração, no Centro Politécnico. Durante os debates, pesquisadores vão apresentar resultados das pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo Curitiba no período de 2000 a 2010. Além disso, pretendem também mobilizar estudantes e profissionais envolvidos na administração pública para que reflitam sobre a necessidade de uma visão mais ampla da realidade socioespacial em que estão inseridos e de ações conjuntas a serem realizadas.

Um dos assuntos abordados será a questão metropolitana do Brasil, com a participação do coordenador nacional do Observatório das Metrópoles Luiz César de Queiroz Ribeiro, além dos representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Vicente Correia Lima Neto e a professora Heloísa Costa da Universidade Federal de Minas Gerais.

Outro assunto diz respeito aos principais desafios e perspectivas da questão metropolitana em Curitiba na visão de atores e instituições locais como a Secretaria Municipal de Assuntos Metropolitanos (Smam); Associação dos Municípios da RMC (Assomec); Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e Imap.O seminário é realizado com apoio do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) e do Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles .

Prefeitos das cidades da região metropolitana e também da capital foram convidados para debater as principais questões que afligem a população próxima de Curitiba. Um dos aspectos mais importantes, de acordo com a coordenadora dos debates, professora Olga Firkowski, é a mobilidade. É muito grande o número de moradores que precisa se deslocar todos os dias para trabalhar na Capital.

Livro

Durante o evento, será lançado o livro “Território Metropolitano, Políticas Municipais: por soluções conjuntas de problemas urbanos no âmbito metropolitano”, editado pelo Ipea, produto do projeto de pesquisa “Metropolização: caracterização, institucionalidades e indicativos de política pública no Brasil”.