Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Seminário na UFPR analisa os impactos da Copa do Mundo em Curitiba

Obras no Estádio Joaquim Américo. Foto: reprodução do Jornal Gazeta do Povo

O Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles promove dias 11 e 12 de setembro na UFPR o Seminário Metropolização e Megaeventos: os impactos da Copa do Mundo em Curitiba. As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico copaemdiscussao@gmail.com. Nos dois dias serão apresentados estudos realizados por professores e estudantes das áreas de Arquitetura, Geografia e Direito sobre diversos aspectos que envolvem as obras para a Copa de 2014. Os debates ocorrerão no auditório do Centro de Estudos de Engenharia Civil, no campus Centro Politécnico, das 9 às 17 horas.

Depois da solenidade de abertura que prevê uma palestra sobre os Pressupostos da Pesquisa Nacional, a coordenadora do Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles, professora Olga Firkowski, explica a trajetória do projeto Metropolização e Megaeventos em Curitiba. A legislação urbana, com os encontros e desencontros das obras da Copa em Curitiba será analisada pelos representantes da Universidade Positivo, Jussara Silva e Anabelli Peixó. A escolha do Estádio Joaquim Américo para sede dos jogos da Copa é o assunto de Márcio Quadros, da UFPR.

Serão analisadas também a escolha das empresas que trabalham na reforma do estádio, segurança, dinâmica imobiliária, as obras no aeroporto, rodoviária e o viaduto estaiado na Avenida das Torres. Outra palestra tratará do trabalho dos vendedores ambulantes e as áreas de restrição. Um dossiê sobre violação dos direitos humanos será lançado pelo Comitê Popular da Copa de Curitiba. A solenidade será realizada às 19 horas no anfiteatro do 1º andar do Edifício D. Pedro I, campus Reitoria.

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...