Extensão e Cultura

Seminário “Libras como Segunda Língua para Ouvintes” aborda tema pouco explorado da linguística; de 23/11 a 2/12

Camille Bropp     16 de novembro de 2020 - 16h52

O conhecimento referente ao uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como segunda língua (L2) por ouvintes será tema do seminário online “Libras como L2 para Ouvintes”, que será promovido pelo Grupo de Pesquisa em Educação Linguística (GPELIN) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) de 23 de novembro a 2 de dezembro. O evento será transmitido pelo canal no YouTube do Núcleo de Ensino de Libras (Nel), projeto de extensão do curso de Letras Libras da UFPR.

O seminário reunirá profissionais surdos e ouvintes de vários locais e instituições do Brasil e é aberto a professores e pesquisadores da área (inscrições aqui).

Pesquisa

A programação do seminário abrange investigações das formas como ouvintes se expressam em Libras, considerando aspectos como sinalização, narrativas e produções, além de questões relacionadas ao ensino de Libras em diversos níveis de ensino. As palestras ocorrem sempre a partir das 19 horas.

Entre os palestrantes, estão as professoras doutoras Elidéa Bernardino (UFMG), Severina Klimsa (UFPE), Tatiana Lebedeff (UFPel), Fabiola Sell (Udesc) e Lidia da Silva (UFPR). A programação completa está disponível neste link.

Segundo a organização, a ideia é que o evento favoreça a formação de professores de Libras como L2 e colabore com o avanço da Linguística Aplicada e da Linguística das Línguas de Sinais em um campo pouco explorado em eventos recentes, apesar de fazer parte do cotidiano das licenciaturas de Libras no Brasil.

Seminário “Libras como Segunda Língua para Ouvintes”, do GPELIN/UFPR
Quando: de 23 de novembro a 2 de dezembro
Onde: no canal do Nel/UFPR no YouTube
Inscrições, mais informações e programação completa no site do Nel UFPR