Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Seminário discute o futuro da pesquisa agropecuária no Paraná

Colheita de trigo. (Foto – Antonio Costa/Arquivo ANPr)

“O futuro da pesquisa agropecuária no Paraná: que rumo tomaremos?” é o título do seminário que acontece nesta segunda-feira, dia 6 de maio, na Universidade Federal do Paraná. O seminário começa às 14h45, no auditório do Bloco Didático do Setor de Ciências Agrárias (Rua dos Funcionários, 1540, Cabral). A organização é do Projeto Agronomia & Sustentabilidade, coordenado pelo professor Luiz A. Lucchesi.

Segundo o professor Lucchesi, o evento vai abordar  temas que têm preocupado os profissionais do setor. “Tem-se noticiado, desde a posse do novo governo do Paraná, a fusão de dois importantes órgãos do sistema estadual de agricultura do Paraná, a Emater-PR e o Iapar.  No entanto, pouco se ouviu sobre o papel da pesquisa agropecuária e propostas para sua estruturação com vistas a atender às demandas futuras do complexo e cada vez mais globalizado agronegócio paranaense”, explica. E completa: “preocupam tanto notícias da extinção, fusão ou criação de novas instituições estatais ligadas à pesquisa agropecuária quanto comentários de delegação de certas atividades de pesquisa para o setor privado”.

A abertura do evento será às 14h45. A seguir o agrônomo Eliseu Roberto de Andrade Alves, ex-presidente da Embrapa-DF, fala sobre “O agronegócio brasileiro nos próximos 50 anos e o papel da pesquisa”. Na sequência, haverá palestras sobre “A pesquisa agropecuária em cana-de-açúcar e o papel das universidades no contexto paranaenses e nacional”, com o professor Edelclaiton Daros (UFPR/Projeto Ridesa); “Governança da pesquisa agropecuária estadual no Paraná: necessidades e caminhos para o futuro”, com Tiago Pellini, pesquisador do Iapar-Londrina; “Sistema SEAGRI no Estado do Paraná: aspectos conceituais e práticos da proposta do governo Ratinho Jr. “, com Rafael Funentes Llanillo, pesquisador sênior do Iapar e Natalino Avance de Souza, diretor presidente interino do Iapar – Londrina.  Haverá uma mesa redonda com perguntas e respostas das 17 às 18 horas, quando o evento será encerrado.

Participam da discussão professores, pesquisadores, profissionais que atuam nos diversos segmentos do agronegócio brasileiro e acadêmicos de Ciências Agrárias. Não é necessário inscrição prévia para o evento.

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...