Ensino e Educação

Seminário discute ferramentas da Gestão da Informação e vida acadêmica

Superintendência de Comunicação Social     18 de março de 2019 - 18h53

Ferramentas da Gestão da Informação e assuntos relacionados à vida acadêmica estão sendo discutidos no 1º Seminário de Integração e Dicas Instrumentais para Pesquisa (SIDIP), organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGGI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O evento ocorreu nos dias 11, 13 e 18 de março e terá mais um dia de atividades nesta quinta-feira (21), no Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR. Podem participar de estudantes graduação e pós-graduação de qualquer curso e o público externo interessado. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. A programação pode ser conferida aqui.

O evento busca promover a integração entre estudantes e instrumentalizá-los de forma a capacitar suas atividades de pesquisa durante a vida acadêmica. “Quando assumi a coordenação [do programa] com o professor Glauco, tivemos como lema o foco na humanização. Então além das oficinas técnicas, tivemos desenvolvimento humano, vida acadêmica e meditação, pensando holisticamente”, diz a professora Maria do Carmo Duarte Freitas, coordenadora do PPGGI.

Oficinas e palestras estão sendo ministradas por estudantes e egressos do PPGGI, professores da UFPR e convidados. Foto: Leonardo Bettinelli/Sucom-UFPR

As oficinas e palestras estão sendo ministradas por estudantes e egressos do programa de pós-graduação, professores da UFPR e convidados. Para Luiz Rogério Lopes Silva, doutorando do PPGGI e ministrante de oficina no evento, a iniciativa é plausível tanto pela integração quanto pela troca de conhecimento. “O conhecimento é relevante para a academia e para o programa e realmente pode ajudar as pessoas a encontrarem-se melhor com as suas próprias pesquisas”, avalia.

Os participantes do Seminário integram, até o momento, estudantes do PPGGI e de diferentes programas de pós-graduação da UFPR, como Administração, Ciências Contábeis, Engenharias, Medicina Interna, Turismo, servidores e público externo. Doutoranda do PPGGI e integrante da comissão organizadora do evento, Luana Kava afirma que as inscrições superaram as expectativas, com quase todas as oficinas lotadas. “Foram vistas quais eram as necessidades dos alunos e essa abertura para outros cursos também gera uma integração. A proposta do nosso programa Gestão da Informação é essa: ser interdisciplinar e conversar com outras áreas”, pontua.