Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Seminário discute ferramentas da Gestão da Informação e vida acadêmica

Ferramentas da Gestão da Informação e assuntos relacionados à vida acadêmica estão sendo discutidos no 1º Seminário de Integração e Dicas Instrumentais para Pesquisa (SIDIP), organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGGI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O evento ocorreu nos dias 11, 13 e 18 de março e terá mais um dia de atividades nesta quinta-feira (21), no Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR. Podem participar de estudantes graduação e pós-graduação de qualquer curso e o público externo interessado. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. A programação pode ser conferida aqui.

O evento busca promover a integração entre estudantes e instrumentalizá-los de forma a capacitar suas atividades de pesquisa durante a vida acadêmica. “Quando assumi a coordenação [do programa] com o professor Glauco, tivemos como lema o foco na humanização. Então além das oficinas técnicas, tivemos desenvolvimento humano, vida acadêmica e meditação, pensando holisticamente”, diz a professora Maria do Carmo Duarte Freitas, coordenadora do PPGGI.

Oficinas e palestras estão sendo ministradas por estudantes e egressos do PPGGI, professores da UFPR e convidados. Foto: Leonardo Bettinelli/Sucom-UFPR
Oficinas e palestras estão sendo ministradas por estudantes e egressos do PPGGI, professores da UFPR e convidados. Foto: Leonardo Bettinelli/Sucom-UFPR

As oficinas e palestras estão sendo ministradas por estudantes e egressos do programa de pós-graduação, professores da UFPR e convidados. Para Luiz Rogério Lopes Silva, doutorando do PPGGI e ministrante de oficina no evento, a iniciativa é plausível tanto pela integração quanto pela troca de conhecimento. “O conhecimento é relevante para a academia e para o programa e realmente pode ajudar as pessoas a encontrarem-se melhor com as suas próprias pesquisas”, avalia.

Os participantes do Seminário integram, até o momento, estudantes do PPGGI e de diferentes programas de pós-graduação da UFPR, como Administração, Ciências Contábeis, Engenharias, Medicina Interna, Turismo, servidores e público externo. Doutoranda do PPGGI e integrante da comissão organizadora do evento, Luana Kava afirma que as inscrições superaram as expectativas, com quase todas as oficinas lotadas. “Foram vistas quais eram as necessidades dos alunos e essa abertura para outros cursos também gera uma integração. A proposta do nosso programa Gestão da Informação é essa: ser interdisciplinar e conversar com outras áreas”, pontua.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...