Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Inscrições abertas até o dia 27 para palestras e oficinas da Semana do Servidor, agendada para 29 a 31/10

Superintendência de Comunicação Social     23 de outubro de 2019 - 17h20

Promover integração, criar espaços para reflexão e oportunizar atividades de cuidado pessoal: esse é o objetivo da Semana do Servidor. “Eu faço parte: relações, vida e trabalho” será o tema da conversa de auditório que marcará o início do evento na UFPR. As inscrições para as palestras e para as oficinas podem ser feitas até o dia 27 de outubro neste link. Os aposentados estão convidados a participar de toda a programação, sem a necessidade de inscrição prévia.

A solenidade de abertura será realizada no dia 29 de outubro, às 14h, no Teatro da Reitoria, em Curitiba. No palco, quatro poltronas receberão professores e um técnico da Universidade para compartilhar histórias, estimular reflexões e fazer provocações aos participantes. As escolhas e as responsabilidades nas relações – com destaque ao lugar de encontro com o outro nas trajetórias dentro da instituição e em outras dimensões da vida – serão o foco da Semana.

O objetivo é valorizar a expressão e as opiniões compartilhadas e aproximar as pessoas, informa a coordenadora do evento, professora do Departamento de Psicologia da UFPR e assessora do Gabinete da Reitoria, Lis Soboll. “Será um espaço de reflexão sobre os espaços de ação que cada um ocupa, as possibilidades de escolhas e sobre as responsabilidades compartilhadas para desenvolver com mais sentido as relações no trabalho e nas demais dimensões da vida. Para quem participar, é uma oportunidade de conexão com os valores e as relações das quais a pessoa faz parte e, com isso, ter maior consciência sobre seu lugar de existência junto com o outro”.

No primeiro dia, o público participará das atividades por meio do Mentimeter, aplicativo que favorece a interação entre os palestrantes e a plateia, em tempo real. “O diálogo e a aproximação, mesmo num auditório, tornam-se possíveis em um encontro significativo, no qual o fazer parte se torna vivencial”, explica Lis.

Os palestrantes farão reflexões sobre as relações, a vida e o trabalho. Bem-estar e convivência serão tema da conversa com o professor do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação, Josafá Moreira da Cunha. O técnico-administrativo em Educação, Ronaldo Alves Feitosa, e a professora do Departamento de Administração Geral e Aplicada, Jane Mendes, conduzirão a atividade “Conte sua história: eu faço parte”. Os solistas do Grupo de MPB da UFPR e Duo de cordas Schmid & Hesli Humeniuk vão se apresentar ao público no primeiro dia do evento.

As atividades da Semana do Servidor são coordenadas pelo Gabinete da Reitoria e pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), com a participação de uma comissão composta por docentes e técnicos de diversas áreas.

Nos dias 30 e 31 de outubro, serão ministradas oficinas para técnicos, docentes e aposentados em vários campi da UFPR em Curitiba. Autoconhecimento, assédio moral, comunicação não-violenta, sofrimento emocional, educação de filhos, relações familiares, design thinking, organização no trabalho, valores na vida, aposentadoria, inteligência emocional e cuidado pessoal serão alguns temas abordados. As inscrições devem ser feitas aqui. Para os servidores dos Campi Avançados, haverá transmissão ao vivo pelo canal UFPR TV Eventos, no YouTube – não é necessária inscrição.

Confira a programação:

“Esse ano, a ideia é que todas as oficinas sejam coordenadas por pessoas vinculadas à Universidade – técnicos, professores, aposentados ou egressos – pessoas que tenham sua trajetória de formação marcada pela instituição. É uma oportunidade também de valorizar e conhecer aqueles que integram a UFPR e dar visibilidade ao que temos feito na instituição”, detalha a coordenadora do evento.

A Semana do Servidor também abre espaço para valorização da cultura como oportunidade de aproximação entre as pessoas por meio da oficina “Que cultura queremos na UFPR?”. A identificação das expressões culturais diversas por meio do mapeamento de informações referentes às atividades culturais e de lazer dentro da UFPR também será realizada, com foco na democratização da produção, expansão dos meios de difusão e ampliação das possibilidades de fruição dessas experiências para o desenvolvimento humano integral. Para fazer conhecida suas ações culturais e de lazer participe da pesquisa até o dia 14 de novembro.

Palestrantes confirmados para as oficinas:

Ana Paula Viezzer – Profª UFPR/Depsi (Educação de filhos)

Cleverson da Cunha – Prof. UFPR/Daga (Design Thinking)

Ester Utrilla de Figueiredo – Mestranda na UFPR/Depsi (Inteligência emocional)

Dione Menz – Profª UFPR/Sept (Prevenção ao suicídio)

Francine Rocha – Técnica UFPR/Ceappe (Laço e enlaces)

Gabriela Inácio – Formada pela UFPR/Depsi (Comunicação não-violenta)

Isabelle Bonatto – Técnica UFPR/Proec (Yoga)

Jane Mendes – Profª UFPR/Daga (Organização no trabalho)

Josafá Moreira da Cunha – Prof. UFPR/Dtfe (Bem-estar e convivência)

Leandro Gorsdorf – Prof. UFPR/Proec (Que cultura queremos?)

Lis Soboll – Profª UFPR/ConVIDA (Relações, trabalho e vida: assédio moral)

Marcella Lopes  – Profª UFPR/DH (Coisas para guardar)

Maria Rita Michalski – Técnica UFPR/Proec (Yoga)

Rafaela de Faria – Mestre pela UFPR/Depsi (Autoconhecimento)

Sabrina Stefanello – Profª UFPR/Dmfp (Como acolher quem sofre)

Samantha Toledo – Profª UFPR/Daga (Bem-estar na aposentadoria e pós-carreira)

Thomas Sparano Martins – Prof. UFPR/Daga (Gestão de conflitos)

Waleska Pereira de Barros – Técnica UFPR/HC (Automaquiagem)