Ensino e Educação

Segunda fase do Vestibular 2015/2016 tem início neste domingo (06)

Jaqueline Carrara     4 de dezembro de 2015 - 10h42

Cerca de 14 mil candidatos tentam uma das 4866 vagas na UFPR. FOTO: Leonardo Bettinelli/ACS

A segunda fase do vestibular da UFPR terá início neste domingo (06). A partir das 14h, a Universidade recebe 13.993 candidatos em busca de uma das 4.866 vagas oferecidas em 119 cursos. Ao todo, serão 14 locais de provas, localizados nas cidades onde a UFPR possui campus (Curitiba, Matinhos, Jandaia do Sul, Palotina e Toledo).

No dia 06, a prova é comum a todos os estudantes – cinco questões discursivas de compreensão e produção de textos. Para os candidatos de 53 cursos, esta será a última etapa do processo seletivo, já para os demais ainda haverá aplicação de provas específicas, que ocorrerá na segunda-feira (07). Confira no Guia do Candidato quais são esses cursos.

Documento de identidade e comprovante de ensalamento são itens que não podem ser esquecidos pelos candidatos. FOTO: Izabel Liviski/ACS

Documento de identidade e comprovante de ensalamento não podem ser esquecidos pelos candidatos. FOTO: Izabel Liviski/ACS

O processo seletivo para os candidatos de Estatística, Matemática e Matemática Industrial terá também uma terceira fase, constituída de duas disciplinas específicas que devem ser cursadas durante o primeiro semestre letivo de 2016. O Núcleo de Concursos (NC) divulgará, com antecedência mínima de 15 dias ao início do semestre, edital específico com os programas e as normas que regerão a terceira fase do Processo Seletivo Estendido.

Para realização das provas, os estudantes devem se atentar aos mesmos procedimentos da primeira fase. O fechamento dos portões ocorrerá pontualmente às 13h30 e o início das provas, às 14h. A entrada nas salas será permitida aos candidatos que apresentarem documento de identidade e comprovante de ensalamento. Caneta esferográfica transparente com tinta preta e escrita grossa, lápis ou lapiseira e borracha são outros itens essenciais para as provas.

O resultado da segunda fase deve ser divulgado até dia 15 de janeiro de 2016.

Na primeira fase, xxxxx compareceram para as provas. FOTO: Marcos Solivan/ACS

Na primeira fase, 51.785 estudantes compareceram para as provas. FOTO: Marcos Solivan/ACS

Funil

O maior vestibular da história da UFPR teve início com a inscrição de 58.934 candidatos. Na primeira fase, realizada dia 08 de novembro, compareceram para as provas 51.785 estudantes.

O aprovados nesta primeira etapa foram conhecidos no dia 23 de novembro. Além da tradicional divulgação no site do NC, os candidatos puderam ainda conferir o resultado no aplicativo +UFPR, que chegou a alcançar o primeiro lugar no ranking dos novos apps gratuitos e hoje já conta com mais de 10 mil downloads.

Lançado em janeiro deste ano pela UFPR, o aplicativo é único entre as universidades federais e disponibiliza a lista dos aprovados assim que divulgada pela Instituição. Além disso, os usuários que buscam seu lugar na Universidade podem conferir editais, dicas e outras informações sobre a UFPR.

O aplicativo está disponível para ser baixado, gratuitamente, no Google Play Store (sistema operacional Android). A versão para o sistema iOS está em desenvolvimento. A iniciativa é coordenada pela Assessoria de Comunicação Social da UFPR e tem parceria do Núcleo de Concursos.