Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Segunda fase do Vestibular 2015/2016 tem início neste domingo (06)

Jaqueline Carrara     4 de dezembro de 2015 - 10h42

Cerca de 14 mil candidatos tentam uma das 4866 vagas na UFPR. FOTO: Leonardo Bettinelli

Cerca de 14 mil candidatos tentam uma das 4866 vagas na UFPR. FOTO: Leonardo Bettinelli/ACS

A segunda fase do vestibular da UFPR terá início neste domingo (06). A partir das 14h, a Universidade recebe 13.993 candidatos em busca de uma das 4.866 vagas oferecidas em 119 cursos. Ao todo, serão 14 locais de provas, localizados nas cidades onde a UFPR possui campus (Curitiba, Matinhos, Jandaia do Sul, Palotina e Toledo).

No dia 06, a prova é comum a todos os estudantes – cinco questões discursivas de compreensão e produção de textos. Para os candidatos de 53 cursos, esta será a última etapa do processo seletivo, já para os demais ainda haverá aplicação de provas específicas, que ocorrerá na segunda-feira (07). Confira no Guia do Candidato quais são esses cursos.

Documento de identidade e comprovante de ensalamento são itens que não podem ser esquecidos pelos candidatos. FOTO: Izabel Liviski/ACS

Documento de identidade e comprovante de ensalamento não podem ser esquecidos pelos candidatos. FOTO: Izabel Liviski/ACS

O processo seletivo para os candidatos de Estatística, Matemática e Matemática Industrial terá também uma terceira fase, constituída de duas disciplinas específicas que devem ser cursadas durante o primeiro semestre letivo de 2016. O Núcleo de Concursos (NC) divulgará, com antecedência mínima de 15 dias ao início do semestre, edital específico com os programas e as normas que regerão a terceira fase do Processo Seletivo Estendido.

Para realização das provas, os estudantes devem se atentar aos mesmos procedimentos da primeira fase. O fechamento dos portões ocorrerá pontualmente às 13h30 e o início das provas, às 14h. A entrada nas salas será permitida aos candidatos que apresentarem documento de identidade e comprovante de ensalamento. Caneta esferográfica transparente com tinta preta e escrita grossa, lápis ou lapiseira e borracha são outros itens essenciais para as provas.

O resultado da segunda fase deve ser divulgado até dia 15 de janeiro de 2016.

Na primeira fase, xxxxx compareceram para as provas. FOTO: Marcos Solivan/ACS

Na primeira fase, 51.785 estudantes compareceram para as provas. FOTO: Marcos Solivan/ACS

Funil

O maior vestibular da história da UFPR teve início com a inscrição de 58.934 candidatos. Na primeira fase, realizada dia 08 de novembro, compareceram para as provas 51.785 estudantes.

O aprovados nesta primeira etapa foram conhecidos no dia 23 de novembro. Além da tradicional divulgação no site do NC, os candidatos puderam ainda conferir o resultado no aplicativo +UFPR, que chegou a alcançar o primeiro lugar no ranking dos novos apps gratuitos e hoje já conta com mais de 10 mil downloads.

Lançado em janeiro deste ano pela UFPR, o aplicativo é único entre as universidades federais e disponibiliza a lista dos aprovados assim que divulgada pela Instituição. Além disso, os usuários que buscam seu lugar na Universidade podem conferir editais, dicas e outras informações sobre a UFPR.

O aplicativo está disponível para ser baixado, gratuitamente, no Google Play Store (sistema operacional Android). A versão para o sistema iOS está em desenvolvimento. A iniciativa é coordenada pela Assessoria de Comunicação Social da UFPR e tem parceria do Núcleo de Concursos.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR