Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Últimas notícias...


Histórico de notícias

Secretário Nacional de Justiça acompanha trabalhos da Comissão da Verdade

Superintendência de Comunicação Social     24 de setembro de 2012 - 18h45

Reunião entre o secretário Paulo Abrão (esq.) e membros da Comissão da Verdade - Foto: Rodrigo Juste Duarte

O Fórum Paranaense de Resgate da Verdade reuniu-se na última sexta-feira (21) com o Secretário Nacional da Justiça Paulo Abrão, a Secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, Maria Tereza Uille Gomes e o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná Kfouri Neto, para definir detalhes sobre o trabalho a ser executado no Paraná. O primeiro evento programado será a Caravana da Anistia, no dia 25 de outubro, com um roteiro que passará por locais considerados marcos históricos da época da ditadura, em Curitiba .

A proposta é inaugurar no mesmo dia uma placa e monumento na Boca Maldita como homenagem aos que se arriscaram pelo direito da liberdade. A Comissão também realizará debates e palestras sobre o tema. No dia 26 de outubro, ocorre uma audiência pública de julgamento realizada pela Comissão da Anistia no pleno do Tribunal da Justiça do Paraná.

O secretário Paulo Abrão (dir.) em reunião com membros da Comissão da Verdade - Foto: Rodrigo Juste Duarte

O secretário Paulo Abrão (dir.) em reunião com membros da Comissão da Verdade - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Segundo o secretário Paulo Abrão, o Paraná tem mostrado uma grande união para planejar os rumos da Comissão no estado. “É muito gratificante ver a academia, a sociedade e o governo juntos numa iniciativa tão nobre que vai contribuir para a conscientização das novas gerações sobre o período da ditadura”, declara.

De acordo com o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, o fato de a Secretaria ter acenado positivamente para o movimento vai contribuir para o crescimento da comissão. “O Paraná vai abrigar o primeiro Museu de Percurso alusivo ao período de exceção no País. “É uma honra receber esta oportunidade para valorizar quem lutou por seus direitos naquela época”, afirma.

Membros da Comissão da Verdade em reunião com o presidente do TJ do Paraná, Kfouri Neto (segundo dir. para esq.) - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Os integrantes paranaenses do Fórum farão,a té o dia 30 de setembro um levantamento dos processos abertos no estado relacionados à ditadura e que se encontram na Comissão de Anistia para serem submetidos a julgamento no dia 26 de outubro. As pessoas com processos que aguardam julgamento podem entrar em contato com o Fórum no portal e preencher o formulário eletrônico. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone 3360-5001, ou oelo e-mail forum verdade@ufpr.br, com com Norton Nohama.

Amanda Pofahl, com orientação de Lais Murakami.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR