Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Município catarinense contrata professora de curso da UFPR para ensino de alemão

A cidade de Schroeder, no Norte do Estado de Santa Catarina, é famosa por manter viva sua ligação com a Alemanha. A maior parte da população é descendente de colonos vindos do norte do país e radicados no Brasil no final do século XIX e início do XX. Um dos diferenciais do município é o oferecimento do ensino de alemão nas escolas públicas.

Primeira turma do curso de Segunda Licenciatura em Alemão da UFPR - Programa PARFOR - foto:acervo da professora Sibele Paulino
Primeira turma do curso de Segunda Licenciatura em Alemão da UFPR – foto:acervo da professora Sibele Paulino

A professora Carmen Geisler é uma das cinco professores que ofertam a disciplina no ensino fudamental da cidade. Estudante da primeira turma do curso de Segunda Licenciatura em Alemão da UFPR ela passou a fazer parte do quadro de servidores daquele município em 2017.

De família germânica a professora já era fluente na língua antes de iniciar o curso. Seu objetivo era aprofundar seu aprendizado. “Sempre tive o desejo de aprender a ler e escrever em alemão uma vez que o mais complicado que é a fala eu já dominava” explica a professora, que já era graduada em letras português-inglês e iniciou sua segunda licenciatura no ano de 2016.

Festa tradicional celebrando a cultura alemã na cidade de Schroeder – foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Schroeder

As aulas em Schroeder são ofertadas desde o primeiro ano do ensino fundamental, quando os alunos têm um contato inicial com idioma e continuam nos anos seguintes com encontros duas vezes na semana.

Curso da UFPR

A turma de Geisler foi a primeira do novo curso, que faz parte do Programa Nacional de Formação de Professores (Parfor). Lançado pelo então Ministro da Educação, Fernando Haddad, a iniciativa foca em áreas cuja necessidade por professores era mais alta do que a oferta, caso do ensino da língua alemã. A licenciatura, que forma sua primeira turma em 2019, conta ainda com uma parceria com o governo da Alemanha.

Schroeder

Arquitetura típica da região da cidade de Schroeder em Santa Catarina – foto:Divulgação Prefeitura Municipal de Schroeder.

A colonização da cidade passa pela iniciativa do senador alemão Christian Mathias Schroeder que em 1848 compra as terras da localidade pertencentes a um nobre francês falido, radicado no Brasil, que as havia ganhado como dote do casamento com uma das filhas de Dom Pedro I.

O político alemão lança então um projeto de povoação de parte deste território, que vai resultar futuramente na fundação da cidade que leva seu nome.

A localicalidade passa a receber muitos imigrantes vindos do Norte da Alemanha que vão se fixar no bairro de Schroeder no município de Guaramirim que veio a se emancipar no ano de 1964 formando a nova cidade. Além dos alemães, a cidade também é marcada pela colonização italiana, mas em menor número. É muito comum na cidade que as pessoas falem tanto o português como o alemão.

Sugestões

Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...
Inscrições para Pré-Vestibular Comunitário da UFPR seguem até segunda (25)
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec 2024) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 50 vagas para...
Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...