Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Saúde humana e animal e meio-ambiente despertam interesse na Feira de Cursos e Profissões

Superintendência de Comunicação Social     23 de agosto de 2019 - 15h00

Davi Brito da Silva Cavalcanti, estudante do Ensino Médio da Colégio Estadual Pilar Maturana, está certo do que quer: vai fazer vestibular para Medicina Veterinária. Assim que a Feira de Cursos e Profissões da Universidade Federal do Paraná abriu as portas no seu segundo dia, nesta sexta-feira, ele procurou o curso dos seus sonhos, interessado em fazer o bem para os animais. “Sempre gostei de animais e toda vez que algum bicho meu fica doente ou morre eu fico triste por não poder ajudar”, conta. A preocupação com o meio-ambiente e a curiosidade com o mundo animal atraem os visitantes da Feira, que ocorre até domingo, no Complexo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Piraquara, região metropolitana de Curitiba.

Além do curso de Medicina Veterinária, o de Ciências Biológicas chama a atenção por seus recursos visuais. Com seus bichos taxidermizados, nome técnico do que se conhece popularmente como empalhamento, e coleções de insetos, eles convocam os estudantes curiosos. “Eles perguntam bastante, mas muitos também param para tirar foto”, conta a aluna do curso, Fernanda Cuminesi.

Os cursos de Saúde também atraem os curiosos. O de Educação Física, por exemplo, usa o som, a dança e recursos mais populares, como a bola, para mostrar aos estudantes um pouco mais sobre a profissão. “Muitos se atraem mais pelo esporte, mas na conversa nós deixamos claro que somos da área da saúde. O curso é amplo, então trabalhamos para desmitificar ideias pré-concebidas”, explica a estudante do último ano de Licenciatura, Larissa Fernanda Siqueira.

Estudantes de Educação Física dão informações sobre o curso (Foto: Marcos Solivan)

Já as atividades de Nutrição envolvem, além de explicações sobre a grade curricular e a prática profissional, uma interação mais direta, com avaliação de composição corporal e cálculo do IMC. Os cursos de Fisioterapia, Farmácia, Odontologia e Medicina também estavam com seus espaços lotados, oferecendo informações e apresentando as profissões com mais detalhes.

Além dos estandes, os visitantes também podem saber mais sobre os cursos de graduação e atividades de ensino da Universidade em palestras preparadas especialmente para o evento. A Feira continua até domingo, no Complexo UFPR em Piraquara, com uma programação voltada para estudantes e para a comunidade. Na sexta-feira (23), o evento é voltado para aqueles que já se inscreverem, mas no final de semana todos podem participar. Mais de dez mil pessoas estiveram presentes no primeiro dia, e a expectativa é que o público dobre na sexta.