Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

UFPR recepciona nova diretora dos Restaurantes Universitários

Bruna Bertoldi Gonçalves     14 de março de 2019 - 14h45

A solenidade de posse da nova diretora dos Restaurante Universitários (RUs) da UFPR, Lucyanne Maria de Moraes Correia, foi realizada na tarde da última quarta-feira, 13, no RU Central, localizado no Centro de Curitiba. A nutricionista ingressou na Universidade em 2011 e, desde 2016, atuou como coordenadora de Nutrição e Fiscal de Contrato junto à direção.

Graduada em Nutrição e mestre em Tecnologia de Alimentos, Lucyanne externou em seu discurso os sentimentos de gratidão e de orgulho por passar a fazer parte da história da UFPR. “O papel social dos Restaurantes Universitários é tão grande quanto o número de refeições servidas. Desde sua fundação, nos idos de 1960, como conquista das lutas estudantis, até os dias atuais, os RUs são dos espaços mais democráticos e inclusivos da Universidade, acolhendo a todos sem distinção. Nestes mais de 50 anos, como espaço de convivência, o RU assistiu ao nascimento de amizades e relacionamentos que perduram muito além do período de estudos, além de fazer parte das melhores lembranças daqueles que passaram pela Universidade”.

A nova diretora dos RUs, Lucyanne Maria de Moraes Correia, ingressou na UFPR em 2011 e, desde 2016, atuou como coordenadora de Nutrição e Fiscal de Contrato junto à direção da unidade. Fotos: Marcos Solivan/Sucom-UFPR

O reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, reconheceu o trabalho realizado pelas equipes da Pró-Reitoria de Administração (Pra), de nutricionistas e dos RUs, fez um agradecimento ao ex-diretor pelo comprometimento com a eficiência do serviço público e com a Universidade e deu boas-vindas à nova diretora. “As duas palavras hoje são de agradecimento e de acolhida. O legado que o Lineu deixa é de tremenda dedicação, mas também de tremenda generosidade e simpatia com todos que estavam à sua volta. A Lucyanne inicia nessa função como alguém que desempenhava um trabalho com competência dentro da própria equipe. Com a ocupação desse cargo, queremos dizer, de maneira bastante eloquente e simbólica, que queremos diminuir ao máximo possível a ocupação de cargos políticos na UFPR. É assim que nós queremos fazer Administração, reconhecendo competências como a da Lucyanne”, afirmou o reitor.

O técnico-administrativo Lineu Dal’Lago, que se aposentou em março, iniciou as atividades na direção em 2003. “Agradeço a todos que trabalharam ao longo desses anos para que nossas conquistas fossem possíveis e hoje me sinto realizado, pois ao longo da história do RU acredito ter cumprido minha missão, a qual agora posso passar adiante”. A portaria de nomeação da diretora foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 14. “Tenho a intenção de realizar parcerias com o curso de Nutrição e outros setores da UFPR para a realização de pesquisas e projetos que possam beneficiar os RUs, e também parcerias com outros órgãos ligados à alimentação e à nutrição”, informou a nutricionista.

O pró-reitor de Administração, professor Marco Antonio Ribas Cavalieri, destacou a importância dos RUs para a permanência dos estudantes na Universidade. “Hoje estamos com um restaurante que aumenta a frequência dos alunos aqui em Curitiba. Muitos alunos só tiveram condições de se formar porque nós temos os preços subsidiados, refeições de qualidade nesses restaurantes, não só na UFPR, mas em várias universidades ao redor do Brasil. Estamos colocando uma das principais unidades da Universidade nas mãos de uma mulher e de uma nutricionista muito competente”, pontuou.

A solenidade de posse da nova diretora foi realizada na tarde do dia 13 de março, no RU Central da UFPR.

O ato contou com a presença da vice-reitora, professora Graciela Bolzón de Muniz; da Chefe de Gabinete, Marinês de Pauli Thomaz; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Francisco de Assis Mendonça; do pró-reitor de Administração da gestão 2008-2012, professor Paulo Kruger; e da assessora institucional do Conselho Regional de Nutrição da 8ª Região, Mariana Moreira da Silva. Servidores técnicos-administrativos e terceirizados da Universidade e outros convidados participaram da cerimônia.

A UFPR conta com dez RUs distribuídos pelo estado, com unidades nas proximidades da Reitoria, no Centro Politécnico, no Setor de Ciências Agrárias, no Setor Litoral, no Centro de Estudos do Mar, em Palotina, no Campus Botânico, em Jandaia do Sul, em Mirassol e em Toledo.O maior deles está localizado no campus do Centro Politécnico, no Jardim Botânico. O espaço atende aproximadamente 4.000 usuários no horário do almoço.

A partir de novembro de 2011, o RU Central passou a servir café da manhã e, no início de 2012, expandiu o atendimento aos finais de semana e feriados. Opções veganas foram incorporadas ao cardápio em 2013. De acordo com a direção, os RUs de Curitiba, do Litoral e do interior servem, diariamente, cerca de 14 mil refeições, incluindo café da manhã, almoço e jantar. Em 2018 foram oferecidas cerca de 2 milhões e 800 mil refeições e a expectativa é de crescimento de 5% em 2019. A equipe dos RUs da UFPR é composta por 48 servidores.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR