Extensão e Cultura

Roteiro turístico oportuniza visão histórica de Antonina

Superintendência de Comunicação Social     18 de julho de 2018 - 11h43

Passeios fazem parte da programação do 28° Festival de Inverno da UFPR. Foto: Larissa Nicolosi

Lugares como as Praças Feira-Mar e Coronel Machado guardam a história do Centro Histórico de Antonina. Nesta 28ª edição do Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná, é possível conhecer mais sobre o passado da cidade litorânea, por meio  de um roteiro turístico, idealizado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O passeio ganhou o nome de “Tramas e Histórias de Antonina”.

Cerca de 20 pessoas participaram do primeiro trajeto na terça-feira (17), com um resgate histórico começando pelo Trapiche. Os moradores contam, por exemplo, que a parte que liga a Baía era conhecida por ser uma área de trabalho e empilhamento de madeiras. Antes de existir apenas o único trapiche, outros oito compunham o cenário para carga e descarga.

A presença e diálogo entre os presentes são considerados essenciais para que o passeio funcione. Moisés Stival, organizador da atividade e membro do IPHAN, explica que esse é o diferencial do roteiro: “A ideia é que os próprios moradores contem as histórias. São eles mesmos que fizeram parte e são a história da cidade”.

O grupo caminhou até a Rua XV de Novembro e conferiu prédios históricos, muitos com a aparência antiga mantida. O Centro Histórico foi tombado em 2012 e conquistou oficinas variadas todos os anos em prol da valorização cultural e histórica da cidade.

A vivência dos moradores nos espaços é diversa. Em toda parada, havia uma coisa para ser comentada e recontada. Quem ajudou com sua experiência foi Iza Maria Azim, moradora longínqua da cidade que gostou da ideia do roteiro. “É uma oportunidade para as pessoas conhecerem mais a cidade. Cada ponto desse é um pedacinho de algo maior”, afirma.

O passeio tem uma hora e meia de duração e acaba na Igreja Matriz, grandiosa por proporcionar uma visão alta da Baía. O grupo ganhou as tradicionais balas de banana para fechar o primeiro roteiro de maneira bem antoninense. A professora Marciele Lemos acredita que a atividade foi um aprendizado. “Já tinha vindo outras vezes, mas não sabia da história. É muito legal poder conhecer mais sobre os pontos” finaliza.

A segunda edição do “Tramas e Histórias de Antonina” acontece nesta quinta-feira (19), com saída da Estação Ferroviária. Os interessados podem se inscrever aqui.

Larissa Nicolosi, com supervisão de Aline França