Ciência e Tecnologia

Richard Stallman ministra palestra na UFPR

11 de dezembro de 2012 - 17h07

Richard Stallman viaja pelo mundo divulgando os ideais do movimento software livre - Foto: stallman.org

O Departamento de Informática, a Associação de Professores da UFPR e a organização Solidarius Internacional trazem o fundador do movimento software livre, Richard Stallman, para falar sobre os objetivos e a filosofia do movimento, assim como um panorama atual do tema. O evento será realizado no auditório da Administração do Centro Politécnico da UFPR, às 17 horas desta quinta-feira (13).

O programador vai debater ainda sobre o status e a história do GNU, sistema operacional fundado por Stallman e utilizado, ao lado do sistema Linux, por milhões de usuários adeptos do free software. Dentre os maiores feitos do hacker, estão Emacs, o GNU Compiler Collection e o GNU Debugger. Ele é autor também da GNU General Public License (GNU GPL ou GPL), a licença livre mais usada no mundo, que consolidou o conceito de copyleft ─ método para licenciar um software de tal forma que este permaneça livre e seu uso e modificação sempre beneficiem a comunidade.

Desde a metade dos anos 1990, Stallman tem dedicado a maior parte de seu tempo ao ativismo político, defendendo o software livre e lutando contra a patente de softwares e a expansão da lei de copyright. A palestra é aberta ao público, gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia.

Amanda Pofahl, sob orientação de Ana Paula Moraes.