Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Últimas notícias...


Histórico de notícias

Revista científica internacional publica artigo sobre teste rápido e barato para Covid-19 desenvolvido na UFPR

Aline Nunes     1 de fevereiro de 2021 - 9h01

Teste desenvolvido na UFPR fica pronto em menos de 12 minutos e é de baixo custo. Foto: Laboratório de Microbiologia Molecular do Setor Litoral/UFPR.

A revista ACS Sensors publicou nesta terça-feira (26/01) o artigo científico sobre o teste rápido e de baixo custo para Covid-19 desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Microbiologia Molecular do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A revista é classificada pela Qualis Capes como A1, o maior indicador de qualidade possível.

A publicação destaca que o teste desenvolvido na UFPR permite detecção rápida, econômica e quantitativa de anticorpos do SARS-coV-2 – chamado de novo coronavírus – no soro, plasma ou sangue humanos. O teste alcançou a mesma qualidade dos ensaios de padrão ouro Elisa (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay) e Luminex, porém com menor consumo de insumos, instrumentação, menor tempo de resultado e menor volume de amostra. Outro diferencial, é que pode ser usado em pontos de atendimento ao público, pois o resultado fica pronto em menos de 12 minutos e é de fácil leitura.

“A publicação é o reconhecimento pela comunidade científica de que a invenção tem relevância para diagnóstico de Covid-19. Também dá maior visibilidade ao teste desenvolvido para prospecção de parceiros fora do Brasil”, avalia o professor Luciano Fernandes Huergo, o responsável pela pesquisa.

Para que o teste possa chegar ao público é preciso encontrar uma empresa parceira, que vai realizar a produção em escala a realizar a tramitação junto à Anvisa para o uso como diagnóstico da Covid-19.

O artigo científico pode ser lido neste link.

Teste criado na UFPR

O teste criado na UFPR é uma adaptação do método Elisa tradicional. No entanto, usa uma técnica diferente e o processo acontece em nanopartículas magnéticas cobertas com antígenos virais. A mudança no método permite que o tempo de reação seja menor e o resultado mais rápido: cerca de 12 minutos.

Entenda todos os detalhes sobre o teste na reportagem de Jessica Tokarski.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR