Ciência e Tecnologia

Últimas notícias...

Histórico de notícias

Revista científica internacional publica artigo sobre teste rápido e barato para Covid-19 desenvolvido na UFPR

Aline Nunes     1 de fevereiro de 2021 - 9h01

Teste desenvolvido na UFPR fica pronto em menos de 12 minutos e é de baixo custo. Foto: Laboratório de Microbiologia Molecular do Setor Litoral/UFPR.

A revista ACS Sensors publicou nesta terça-feira (26/01) o artigo científico sobre o teste rápido e de baixo custo para Covid-19 desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Microbiologia Molecular do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A revista é classificada pela Qualis Capes como A1, o maior indicador de qualidade possível.

A publicação destaca que o teste desenvolvido na UFPR permite detecção rápida, econômica e quantitativa de anticorpos do SARS-coV-2 – chamado de novo coronavírus – no soro, plasma ou sangue humanos. O teste alcançou a mesma qualidade dos ensaios de padrão ouro Elisa (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay) e Luminex, porém com menor consumo de insumos, instrumentação, menor tempo de resultado e menor volume de amostra. Outro diferencial, é que pode ser usado em pontos de atendimento ao público, pois o resultado fica pronto em menos de 12 minutos e é de fácil leitura.

“A publicação é o reconhecimento pela comunidade científica de que a invenção tem relevância para diagnóstico de Covid-19. Também dá maior visibilidade ao teste desenvolvido para prospecção de parceiros fora do Brasil”, avalia o professor Luciano Fernandes Huergo, o responsável pela pesquisa.

Para que o teste possa chegar ao público é preciso encontrar uma empresa parceira, que vai realizar a produção em escala a realizar a tramitação junto à Anvisa para o uso como diagnóstico da Covid-19.

O artigo científico pode ser lido neste link.

Teste criado na UFPR

O teste criado na UFPR é uma adaptação do método Elisa tradicional. No entanto, usa uma técnica diferente e o processo acontece em nanopartículas magnéticas cobertas com antígenos virais. A mudança no método permite que o tempo de reação seja menor e o resultado mais rápido: cerca de 12 minutos.

Entenda todos os detalhes sobre o teste na reportagem de Jessica Tokarski.