Ensino e Educação

Reunião Paranaense de Ciência do Solo abre inscrições

Simone Meirelles     30 de agosto de 2021 - 9h03

(crédito Pixabay)

A VII Reunião Paranaense de Ciência do Solo (RPCS), que será realizada nos dias 17 e 18 de novembro de 2021, já está com as inscrições abertas. Basta acessar o site do evento para se inscrever https://www.even3.com.br/rpcs2021/. Pela primeira vez, o evento será totalmente on-line e traz como tema central “Alta produtividade aliada à conservação do solo”.
O objetivo do evento é discutir a interação das várias áreas da Ciência do Solo em busca de alta produtividade das culturas agrícolas e a conservação do solo, visando garantir a produção de alimentos com sustentabilidade.
A 7ª edição da RPCS é promovida pelo Núcleo Paranaense de Ciência do Solo vinculado à Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS) e organizada pelo Grupo de Solos do Departamento de Agronomia e do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR).
A RPCS já é considerada um dos eventos mais tradicionais que ocorrem no Estado, reunindo pesquisadores, extensionistas, técnicos, representantes e empresários do setor agropecuário, além de acadêmicos da graduação e pós-graduação das áreas de Ciências Agrárias. O evento apresenta o que há de mais atual em pesquisas e casos relacionados à Ciência do Solo.
Tornou-se também um importante espaço para a submissão de trabalhos técnico-científicos, que poderão ser inscritos até o dia 04 de outubro de 2021. Os trabalhos poderão ser submetidos na forma de resumos, nas seguintes áreas temáticas: Pedologia e Pedometria, Biologia do Solo, Física do Solo, Química e Mineralogia do Solo, Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, Manejo e Conservação do Solo e da Água, Poluição, Remediação do Solo e Recuperação de Áreas Degradadas, Agroecologia, Educação em Solos e Extensão Rural.
A Comissão Organizadora está trabalhando para oferecer ampla programação com palestras, que contarão com a participação de profissionais altamente qualificados e de diversas instituições do estado.
O coordenador da Comissão Organizadora, professor Cristiano Pott, explica que o tema da RPCS será amplamente debatido, pois aliar a alta produtividade às práticas conservacionistas tem sido um grande desafio dos produtores rurais.
Durante os dois dias, os participantes debaterão sobre a ciência do solo paranaense, destacando o manejo sustentável do solo sob plantio direto, fertilidade e nutrição para altas produtividades, avanços na biologia para melhor conservação e produtividade, compactação do solo e a influência na produção e na conservação ambiental, entre outros. “Acreditamos ser fundamental a conscientização dos produtores rurais para a importância da conservação do solo, bem como da sociedade como um todo, pois além da base para a produção agrícola também tem importância ambiental na produção de água”, afirma Pott.
Segundo ele, as pesquisas mostram que é possível produzir bem com o adequado manejo conservacionista do solo. “A adoção de boas práticas de manejo é um caminho viável e necessário para que o produtor rural garanta a eficiência e a rentabilidade da produção e ainda preserve o meio ambiente”.
Eleição Nepar
Durante a VII Reunião Paranaense de Ciência do Solo também será realizada a assembleia para eleição da nova diretoria do NEPAR para o período de 01 de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2023.
O NEPAR reúne profissionais atuantes em Ciência do Solo no Estado do Paraná, bem como as instituições nas quais trabalham, visando o desenvolvimento da Ciência do Solo com o aprimoramento das atividades de pesquisa, ensino, extensão rural e assistência técnica, resultando no adequado uso, manejo e conservação do solo.

Evento: VII Reunião Paranaense de Ciência do Solo (VII RPCS)
Tema: “Alta produtividade aliada à conservação do solo”
Quando: 17 e 18 de Novembro de 2021
Formato: on-line