Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Reunião discute uso de ferramentas tecnológicas para atividades de ensino quando calendário for retomado

Superintendência de Comunicação Social     20 de março de 2020 - 16h46

Em reunião à distância realizada na tarde desta sexta-feira e transmitida diretamente da Sala de Conselhos da UFPR, a comunidade acadêmica pode conhecer ferramentas digitais apresentadas como possibilidade de ensino a partir da retomada do calendário acadêmico, suspenso desde 16 de março. Coordenadores de curso, chefes de departamento e diretores de setores participaram de modo remoto da discussão, conduzida pelo reitor Ricardo Marcelo Fonseca.

Reunião foi transmitida para seguir recomendações dos órgãos de saúde pública (Fotos: André Filgueira/SUCOM)

O gestor lembrou que a flexibilidade e a autonomia do docente são premissas das atividades remotas, além de todas as especificidades das disciplinas e dos setores da UFPR. Ele destacou, também, que reconhece uma diversidade no nível de inclusão digital e acesso à tecnologia entre acadêmicos e professores, fator considerado na organização das propostas. A ideia foi apresentar um esboço inicial das ferramentas à disposição, pois as propostas seguirão em discussão até o meio-dia do dia 24 de março.

A professora Maria Josele Bucco Coelho, da coordenadoria de políticas de educação à distância, apresentou três cenários avaliados para a construção das propostas: o de professores que já utilizam recursos tecnológicos com frequência, o dos que se dispõem a implementar a utilização e o daqueles que não se sentem preparados para a adoção das novas tecnologias no ensino à distância.

Ferramentas como Moodle e Office 365 foram apresentadas como caminhos para se pensar na manutenção das atividades de ensino quando o calendário for retomado. Além disso, a professora apresentou a UFPR Virtual, um ambiente novo, em fase de testes, mas que passará a operar para suprir a demanda. Núcleos de tecnologia e tutoriais técnicos e pedagógicos serão canais para tirar dúvidas.

Na reunião, além da apresentação da UFPR Virtual (veja aqui a partir dos 52′), apontou-se a ferramenta Teams disponível no pacote Office 365, e também tecnologias mais tradicionais, como o Youtube, o Webconf e o hangout, como possibilidades. Também foi disponibilizado um tutorial em vídeo para o jitsi.org (veja a partir de 1h01). Esses tutoriais estarão disponíveis em página especial nos próximos dias. E-mail, Whats App e Facebook poderão ser utilizados como estratégia de ensino. Além disso, professores menos familizarizados com as tecnologias poderão contar com assessoria especial e apoio das coordenações, departamentos, setores.

O pró-reitor de Graduação, Eduardo Salles Barra, destacou o compromisso com a normatização das atividades, o que ocorrerá somente depois de receberem apontamentos e sugestões às propostas. De acordo com ele, a autonomia docente será ponto de partida. Os colegiados dos cursos e dos programas e as plenárias departamentais e setoriais terão flexibilidade para garantir agilidade às decisões. 

Professor Eduardo Barra (à esquerda), pró reitor de Graduação e reitor Ricardo Marcelo Fonseca

Outros pontos de destaque são a possível ampliação e adaptação da Resolução 3797, que prevê os exercícios domiciliares, para abranger formas alternativas de acompanhamento e avaliação. Ainda, deverá ser implantada a atividade de monitoria digital entre acadêmicos que possam auxiliar, remotamente, os docentes que apresentarem dificuldade no uso das tecnologias.

Alunos em situação de vulnerabilidade, que apresentarem dificuldades no acesso a dispositivos ou pacotes de dados, terão acesso a editais para uso de notebooks e gratuidade nos  pacotes de dados. Haverá uma comissão de acompanhamento das demandas dos estudantes com restrição à acesso digital, além da previsão de um regime de reposição especial para excepcionalidades não abrangidas pelas normas.

O reitor destacou que este é apenas “um início de conversa”, uma espécie de convite amplo para que se comece a pensar sobre o assunto. Ele também reforçou que, antes que as atividades à distância comecem, ainda será discutido se a suspensão do calendário acadêmico será mantida, pois a normatização das bases para o funcionamento das atividades remotas depende da retomada do calendário.

Confira perguntas frequentes sobre a graduação durante o Coronavírus

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR