Reuni está apoiando atividades dos bolsistas de pós-doutorado da UFPR

Professor Marco T. Grassi, Mônica Campos e o professor Gilberto Abate

Desde de 2010, a UFPR dispõe de cotas de bolsas de pós-doutorado previstas pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Hoje, a Universidade conta com 30 bolsistas desenvolvendo diversas atividades na pós-graduação e na graduação, como é o caso da Mônica Soares de Campos, pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Quimica (PPGQ).

A pesquisadora atua no Grupo de Química Ambiental (GQA), no Departamento de Química da UFPR (DQUI-UFPR). Em seu projeto de pesquisa, trabalha no desenvolvimento de métodos analíticos focados na quantificação de espécies de relevância ambiental e de saúde pública. Assim, elementos como arsênio, antimônio, mercúrio, selênio, entre outros, podem estar presentes em amostras de diversos compartimentos ambientais como águas superficiais e subterrâneas, solos e sedimentos, além de alimentos.

Saúde ─ Consequentemente, podem estar associados às questões relativas à saúde humana e de ecossistemas aquáticos e terrestres. Dessa forma, segundo o trabalho, existe nos dias atuais uma elevada demanda pelo desenvolvimento de métodos analíticos direcionados para os elementos citados, entre outros, especialmente àqueles de fácil execução e de baixo custo. Estes métodos são devidamente validados de acordo com normas oficiais de órgãos competentes como o Instituto Nacional de Pesos e Medidas (Inmetro) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que propicia a obtenção de resultados confiáveis, mesmo em concentrações muito baixas. Além disso, os métodos desenvolvidos pela pós-doutoranda também buscam uma menor geração de resíduos, atendendo princípios da chamada “Química Verde”.

Os equipamentos disponíveis para o desenvolvimento do projeto, bem como os insumos necessários para a condução da parte prática da disciplina, foram adquiridos com recursos de projetos dos professores Marco Tadeu Grassi e Gilberto Abate, coordenadores do GQA e atuantes no Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ-UFPR), contando com o importante auxílio financeiro de projetos de cooperação envolvendo os pesquisadores e a Petrobras.

Ações – O estudo permite também o envolvimento de alunos de pós-graduação e Iniciação Científica, contribuindo para a formação de recursos humanos. O projeto ainda contribuirá com a geração de conhecimento e inovação tecnológica e seus resultados deverão ser divulgados em congressos e revistas científicas nacionais e internacionais. Além disso, a pesquisadora está ministrando, neste primeiro semestre de 2012, uma disciplina optativa para alunos de graduação intitulada “Espectrometria Atômica: Conceitos e Aplicações”.