Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Resultado do Vestibular 2014/2015 é divulgado; Sisu abre nova oportunidade ainda neste mês

Superintendência de Comunicação Social     9 de janeiro de 2015 - 14h55

Nesta sexta-feira (09), a UFPR divulgou a lista dos candidatos aprovados para as 4830 vagas oferecidas no Vestibular 2014/2015 da Instituição. Aos que ainda não garantiram seu lugar na Universidade, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pode oferecer mais uma chance. A UFPR disponibilizou 1925 vagas para o processo, que abre inscrições – em âmbito nacional – já a partir do dia 19 de janeiro.

Neste ano, o Sisu conta com 20% a mais de vagas pela UFPR. O curso de Medicina, por exemplo, um dos mais concorridos da Instituição, poderá ter 57 candidatos aprovados pelo Sistema. Para participar, o estudante deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014, sem zerar a redação, e se inscrever no site www.sisu.mec.gov.br até as 23h59 do dia 22 de janeiro.

As vagas oferecidas em todo o Brasil poderão ser conferidas na próxima segunda-feira (12), também no site do Sistema. Já a divulgação das notas individuais do Enem 2014 ocorrerá no dia seguinte, terça-feira. O candidato poderá se inscrever em até duas opções diferentes. A distribuição das vagas nos cursos da UFPR pode ser conferida no Guia do Candidato, disponível no site www.nc.ufpr.br.

Passo-a-passo

1. LOGIN
Quando o site do Sisu estiver liberado para os candidatos, o estudante precisará ter em mãos o número de inscrição e da senha no Enem 2014. Quem não tiver os dois números pode recuperá-los pelo www.enem.inep.gov.br. O Sisu recupera automaticamente as notas do candidato. Após o login, o sistema apresenta a tela para escolha das duas opções de curso. As inscrições devem ser feitas uma de cada vez.

Print por www.ebc.com.br - janeiro/2014

2. ESCOLHA
Ao iniciar a inscrição da primeira opção, é possível localizar o curso desejado pelo nome, pela instituição ou até mesmo pelo município. O sistema oferece uma busca em que é possível selecionar os cursos por área, graus e turnos, além de oferecer para consulta a lista completa de instituições e seus cursos.

Print por www.ebc.com.br - janeiro/2014

Ao clicar no curso desejado, o estudante tem acesso à quantidade de vagas disponível, seja na ampla concorrência ou no sistema de reservas e cotas. O sistema calcula a nota do candidato de acordo com os pesos e o estudante já pode saber qual sua pontuação caso queira tentar aquele curso. Em seguida, é a vez de escolher a modalidade de vagas na qual se inscreverá.

Print por www.ebc.com.br - janeiro/2014

3. CONFIRMAÇÃO
Depois do curso escolhido, uma tela de confirmação é mostrada ao candidato, com informações também sobre a universidade e a modalidade que foram selecionadas. Logo abaixo, o estudante tem acesso às informações sobre a documentação que será necessária para a matrícula na instituição, caso ele fique posicionado entre as vagas disponíveis. As matrículas para os aprovados em primeira chamada do Sisu serão realizadas de 17 a 21 de janeiro.

Print por www.ebc.com.br - janeiro/2014

Caso tenha uma outra opção de curso e instituição, o candidato já pode realizar sua segunda inscrição em seguida.

Print por www.ebc.com.br - janeiro/2014

Por Jaqueline Carrara

 

 


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR