Ensino e Educação

Resultado do Vestibular 2014/2015 é divulgado; Sisu abre nova oportunidade ainda neste mês

Superintendência de Comunicação Social     9 de janeiro de 2015 - 14h55

Nesta sexta-feira (09), a UFPR divulgou a lista dos candidatos aprovados para as 4830 vagas oferecidas no Vestibular 2014/2015 da Instituição. Aos que ainda não garantiram seu lugar na Universidade, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pode oferecer mais uma chance. A UFPR disponibilizou 1925 vagas para o processo, que abre inscrições – em âmbito nacional – já a partir do dia 19 de janeiro.

Neste ano, o Sisu conta com 20% a mais de vagas pela UFPR. O curso de Medicina, por exemplo, um dos mais concorridos da Instituição, poderá ter 57 candidatos aprovados pelo Sistema. Para participar, o estudante deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014, sem zerar a redação, e se inscrever no site www.sisu.mec.gov.br até as 23h59 do dia 22 de janeiro.

As vagas oferecidas em todo o Brasil poderão ser conferidas na próxima segunda-feira (12), também no site do Sistema. Já a divulgação das notas individuais do Enem 2014 ocorrerá no dia seguinte, terça-feira. O candidato poderá se inscrever em até duas opções diferentes. A distribuição das vagas nos cursos da UFPR pode ser conferida no Guia do Candidato, disponível no site www.nc.ufpr.br.

Passo-a-passo

1. LOGIN
Quando o site do Sisu estiver liberado para os candidatos, o estudante precisará ter em mãos o número de inscrição e da senha no Enem 2014. Quem não tiver os dois números pode recuperá-los pelo www.enem.inep.gov.br. O Sisu recupera automaticamente as notas do candidato. Após o login, o sistema apresenta a tela para escolha das duas opções de curso. As inscrições devem ser feitas uma de cada vez.

2. ESCOLHA
Ao iniciar a inscrição da primeira opção, é possível localizar o curso desejado pelo nome, pela instituição ou até mesmo pelo município. O sistema oferece uma busca em que é possível selecionar os cursos por área, graus e turnos, além de oferecer para consulta a lista completa de instituições e seus cursos.

Print por www.ebc.com.br - janeiro/2014

Ao clicar no curso desejado, o estudante tem acesso à quantidade de vagas disponível, seja na ampla concorrência ou no sistema de reservas e cotas. O sistema calcula a nota do candidato de acordo com os pesos e o estudante já pode saber qual sua pontuação caso queira tentar aquele curso. Em seguida, é a vez de escolher a modalidade de vagas na qual se inscreverá.

3. CONFIRMAÇÃO
Depois do curso escolhido, uma tela de confirmação é mostrada ao candidato, com informações também sobre a universidade e a modalidade que foram selecionadas. Logo abaixo, o estudante tem acesso às informações sobre a documentação que será necessária para a matrícula na instituição, caso ele fique posicionado entre as vagas disponíveis. As matrículas para os aprovados em primeira chamada do Sisu serão realizadas de 17 a 21 de janeiro.

Print por www.ebc.com.br - janeiro/2014

Caso tenha uma outra opção de curso e instituição, o candidato já pode realizar sua segunda inscrição em seguida.

Por Jaqueline Carrara