+ UFPR

Residentes de Veterinária orientam para cuidados com pets na pandemia

Simone Meirelles     18 de maio de 2020 - 7h44

(foto site petz)

Com objetivo de orientar a população sobre boas práticas em relação aos animais de estimação e a COVID-19, os residentes do Hospital Veterinário da UFPR criaram fôlderes educativos que estão sendo divulgados nas redes sociais.

COMO PASSEAR COM SEU PET.

Para quem vai passear com seu pet, as orientações são: usar máscara; somente uma pessoa deve ir ao passeio; escolher lugares e horários menos movimentados; fazer passeios curtos, apenas para atender às necessidades do animal; evitar interações com outros cães e pessoas durante o passeio. Quando chegar em casa lavar as patas do animal com água e sabão neutro, secando bem; lavar as mãos após a higienização.

MEDICAMENTOS TÓXICOS PARA CÃES E GATOS

Há diversos medicamentos tóxicos para cães e gatos. Nesta época de isolamento social, pode ser grande a tentação de medicar o bichinho, mas não é aconselhável dar qualquer medicação sem a recomendação do médico veterinário. Alguns medicamentos tóxicos para animais: paracetamol, ibuprofeno, aspirina, diclofenaco, entre outros. Sinais de intoxicação medicamentosa: febre, prostração, diarreia, dor abdominal. Na apresentação desses sinais, a orientação é procurar atendimento veterinário imediatamente.

O Hospital Veterinário da UFPR está fechado para atendimentos em função da pandemia, mantendo apenas as atividades essenciais para a saúde dos animais internados.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao coronavírus