+ UFPR

Reitoria ganha novo jardim

Simone Meirelles     21 de dezembro de 2018 - 14h58

Equipe do Neflor planta as mudas do novo jardim

Os ambientes externo e interno da Reitoria da UFPR estão mais bonitos. O espaço externo ganhou um novo jardim, elaborado pela equipe do Neflor – Núcleo de Estudos em Floricultura e Paisagismos, coordenado pela professora Daniella Nogueira Moraes Carneiro. Localizado atrás da capela da Reitoria, o espaço era até então ocupado semanalmente pela Feira de Produtos Orgânicos, outro projeto da UFPR, que foi deslocado para um novo espaço no mesmo complexo.

A professora Daniella e seus alunos participaram de todo processo de implantação, incluindo estudo do ambiente para escolha das espécies, elaboração dos projetos de paisagismo interno e externo, preparo dos canteiros com reposição de solo, calagem e adubação de plantio, implantação do projeto e arranjos de vasos distribuídos pelos corredores da Reitoria. Foram utilizadas diversas plantas, dentre elas Begônia, Hera variegata, Grama preta, Guaimbê, Nandina, Tagetes, Aspargo ornamental, Mini fórmio rubro, Fómio rubro, Maranta melancia, Lírio da paz, Peperômia, Rabo de gato e Moréia. Mais de duas mil mudas foram utilizadas.

Reitor Ricardo Marcelo e a vice-reitora Graciela com a equipe do Neflor

“Como o espaço é sombreado, utilizamos uma composição de plantas adaptadas à sombra e meia-sombra. É importante destacar que os alunos estiveram envolvidos em todas as etapas, desde a concepção do projeto até a implantação do jardim”, diz ela. Além do ambiente externo, os corredores da Reitoria ganharam vasos com plantas.  A equipe do Neflor foi convidada a realizar o trabalho de paisagismo externo e interno do local pela assessoria do reitor Ricardo Marcelo Fonseca.

A professora Daniella relata que os benefícios dos jardins implantados foram além da estética do lugar e proporcionaram aos discentes aprendizados sobre plantas ornamentais, preparo dos canteiros, calagem, adubação e irrigação, pois os mesmos pensaram e executaram os projetos em sua totalidade. Segundo a professora, foi possível observar que o uso das plantas ornamentais tornou os ambientes mais alegres e acolhedores, pois contribuiu para maior satisfação e bem-estar das pessoas que trabalham e frequentam os espaços da Reitoria, assim como os habitantes do entorno que caminham diariamente por ali.

Foram mais de 2 mil mudas utilizadas

Vários alunos da UFPR do curso de Agronomia e Engenharia Florestal, membros do NEFLOR, participaram do projeto de paisagismo da reitoria. São eles Fernanda Proen. Gabriela Schmicheck, Bianca Tomaz, Drielly Mocroski, Caroline Martinez , Tayne Favretto, Bruna Stewart, Sara Caroline. Alunos egressos que também participaram: Aurea Ferriani e João Paulo Pessoa.

Corredores da Reitoria ganharam vasos com plantas

A realização do projeto contou ainda com o apoio do Setor de Ciências Agrárias; Centro de Estações Experimentais do Canguiri,  NEFLOR-Viveiro de Plantas Ornamentais, Horto Municipal do Guabirotura-Prefeitura de Curitiba e Agrofior – Produção de mudas.