Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Reitoria e entidades divulgam nota conjunta em defesa da UFPR

Superintendência de Comunicação Social     22 de fevereiro de 2017 - 12h21

A Reitoria da Universidade Federal do Paraná e três entidades que representam professores e servidores divulgaram nesta quarta-feira (22) uma nota conjunta em defesa da Instituição. O documento é assinado pela Reitoria, a Associação dos Professores da UFPR (APUFPR-SSIND), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação das IFES no Estado do Paraná (SINDITEST) e a Associação dos Servidores da UFPR (ASUFEPAR).

O texto ressalta a necessidade de defender a história e o papel da UFPR, ao mesmo tempo em que reafirma que haverá apuração rigorosa de irregularidades constatadas na universidade, que indignaram toda a comunidade acadêmica. Além disso, consolida o compromisso da Universidade com os direitos sociais e individuais, em particular os que preveem o direito à ampla defesa e à presunção de inocência.

A Reitoria e as entidades que subscrevem a nota entendem que o momento exige a união de todas e de todos. Por isso, integre-se a este movimento e compartilhe.

Abaixo a íntegra da nota.

TODOS UNIDOS PELA UFPR

A Universidade Federal do Paraná é um dos maiores valores da sociedade paranaense. Ao longo de seus 104 anos de história, tornou-se a principal referência na formação de muitas gerações, foi protagonista do desenvolvimento de nosso Estado e foi e é palco de debate e de resistência em vários períodos de opressão de nossa história. É a principal reserva da produção e reprodução de conhecimento de qualidade, no ensino, na pesquisa e na extensão. Foi, segundo já foi dito e repetido, “a maior invenção dos paranaenses”. E ocupa papel central na vida da nossa sociedade, e em particular na vida dos (as) estudantes, servidores (as) técnicos e docentes que formam a comunidade universitária.

Por isso, especialmente nesse momento difícil que passamos, temos que sair em defesa do patrimônio público de nossa instituição, mostrar nossa indignação quanto a descaminhos que aqui ocorram e agir com rigor para que os malfeitos sejam corrigidos e que crimes contra nosso patrimônio sejam responsabilizados.

Mas justamente nesse momento é necessário também reafirmar com toda a força o papel essencial exercido pela Universidade Federal do Paraná há mais de um século na formação profissional, cidadã e intelectual de tantas gerações, bem como insistir no papel transformador e de inclusão que ela representa na vida de milhares de pessoas que aqui, hoje ou ontem, trabalharam e estudaram. É necessário, mais do que nunca, ressaltar e defender sua história, seu papel e seus valores.

A Universidade Federal do Paraná é e deve continuar sendo, com o trabalho contínuo de todos (as) que fazem parte da sua comunidade, o espaço privilegiado do exercício ético, da produção de saberes de ponta, do exercício transformador permanente. Deve seguir sendo também o lugar da reafirmação perene do valor dos direitos e das garantias, de sua centralidade no cotidiano exercício democrático, de sua imprescindibilidade para os nossos padrões civilizacionais. Por isso, seguiremos reafirmando como inegociáveis os direitos sociais e individuais que estão consagrados em nossa Constituição da República, em particular os que exortam a dignidade humana, a presunção de inocência, o direito ao contraditório e à ampla defesa. Direitos que valem e devem valer para todos, como devem também valer para cada um de nossos (as) servidores (as) e estudantes.

Que todos os descaminhos eventualmente ocorridos dentro de nossos muros sejam elucidados e sofram as correções previstas em lei. Mas que também seja relembrado que estamos comprometidos com as regras do Estado Democrático de Direito, e que jamais seja esquecido o grande e imprescindível papel exercido pela nossa Universidade dentro de nossa sociedade.

Assinam:

Reitoria da Universidade Federal do Paraná • Gestão 2016/2020

Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR-SSIND)

Sindicato dos Trabalhadores em Educação das IFES no Estado do Paraná (SINDITEST)

Associação dos Servidores da Universidade Federal do Paraná (ASUFEPAR)


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR