Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Reitoria cumpre a maioria dos compromissos assumidos com a APUFPR durante a paralisação

Durante a reunião, foi apresentado aos professores Luiz Allan Künzle, presidente da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR), e Rogério Miranda Gomes, secretário geral, uma tabela com o andamento de todas as reivindicações feitas durante o período da greve.

“Estamos empenhados em resolver todas as pautas”, destacou o reitor Zaki Akel Sobrinho. Segundo ele, o mais relevante é que todos os avanços cheguem para professores, técnicos e alunos. “Estamos na mesma luta, junto com as entidades, para termos uma universidade muito melhor para todos”.

O presidente da APUFPR Luiz Allan vai encaminhar o andamento das questões durante reunião da entidade nesta quinta-feira (24), à tarde.

– Carga horária máxima de 12 horas/aula: a comissão formada entre representantes da entidade e da Reitoria está finalizando as propostas.
– Estágio probatório do Litoral: todos os processos foram abertos. A comissão está avaliando e fazendo a contagem dos pontos. Foram avaliados 39 servidores.
– Progressão automática na carreira: foram implantados em outubro 42 processos, mais 30 em novembro. Os demais serão resolvidos em 2012.
– Limite de abertura de novas vagas e reserva de pontos equivalentes: em negociação com o Ministério da Educação.
– Estatuinte: o start será dado com a constituição de uma comissão de ex-reitores e demais representantes para conduzir o processo de debate.
– Melhoria de condições de qualidade do ensino, pesquisa e extensão: o resultado do edital já foi publicado e as ações estão sendo desenvolvidas com o auxílio da coordenação do Reuni, Prograd e Pra.
– Carga horária de outros departamentos seja computada no departamento do docente: Prograd e PRPPG trabalham na adequação das normativas.
– Transparência nos critérios de credenciamento dos PPG’s, na distribuição de recursos e participação nos conselhos setoriais: está encaminhado, uma vez que a Capes pede transparência na divulgação das atividades.
– Insalubridade: Progepe realiza reuniões.
– Política de Saúde: serão realizadas reuniões mais frequentes.
Manutenção da Comissão de Saúde do Trabalhador: está em estudo.
– Funções Gratificadas: Reitoria realiza ações junto com os parlamentares federais e com os ministérios para a viabilização imediata do projeto de lei que contempla a expansão das universidades.
– Exigência de contrapartida do governo em RH e infraestrutura: Reitoria já encaminhou pedido de investimento, apoio e contratação de pessoal. Há possibilidade de 171 técnicos administrativos serem contratados ainda este ano.
– Iluminalção dos campi: para realizar investimento nos campi. Só em Palotina foram R$4 milhões na infraestrutira da rede elétrica.
– Modelo de alocação de vagas: está em discussão.
– Acessibilidade: a universidade realiza várias ações e vai expandí-las com a criação de um GT paritário.

Ana Paula Moraes

Sugestões

Pesquisadores da UFPR e demais universidades brasileiras lançam pesquisa nacional
Os temas abordados na pesquisa são: direitos sexuais e reprodutivos durante a pandemia Com o financiamento...
Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Segunda fase da Avaliação de Desempenho 2024 se encerra neste domingo (31)
Os servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...