Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Reitores da UFPR e da UFPEL discutem o papel da ciência para o País e o Future-se em disciplina transversal

Superintendência de Comunicação Social     9 de agosto de 2019 - 17h44

A aula inaugural da disciplina transversal “Metodologia de Pesquisa Científica” da Universidade Federal do Paraná (UFPR) será ministrada pelo reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pedro Rodrigues Curi Hallal, juntamente ao reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca. Os professores convidados discutirão “O papel da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento do país” e trarão uma abordagem sobre o programa Future-se, proposto pelo Ministério da Educação (MEC) para universidades e institutos federais. O encontro será na próxima quarta-feira (14), às 9 horas, no auditório do Centro de Ciências Florestais da Madeira (Cifloma), no Campus Jardim Botânico da UFPR, em Curitiba. A aula inaugural também será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da UFPR TV.

Para o coordenador dos programas de pós-graduação stricto sensu da UFPR, André Luiz Felix Rodacki, o debate pode trazer esclarecimentos para toda a comunidade. “Os dois reitores são referência em suas áreas. Além de desempenhar suas funções em reitorias de universidades federais, vivem a pesquisa no dia a dia. Será uma discussão mais próxima acerca dos impactos do modelo proposto pelo MEC sobre a pós-graduação e as atividades de pesquisa na universidade”, diz.

Disciplinas transversais são ofertadas na UFPR a estudantes e professores de pós-graduação nas modalidades presencial e remota. Aula inaugural da próxima quarta (14) será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da UFPR TV. Foto: Marcos Solivan, 2017/Sucom-UFPR

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFPR, Francisco de Assis Mendonça, destaca que a aula se transformará em um ato aberto público, somando um processo de discussão ampla sobre o Future-se na Universidade. “Além de trazer referências em metodologia científica e pesquisa, a aula ocorre num momento histórico em que nos deparamos com o projeto Future-se, que trata de gestão mas também toca o ensino, a pesquisa e a internacionalização”.

Ainda estarão presentes outros convidados e estudantes de pós-graduação da disciplina transversal, que é ofertada nas modalidades presencial e remota pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da UFPR por meio da Coordenação de Programas de Pós-graduação stricto sensu.

A disciplina transversal “Metodologia de Pesquisa Científica” é coordenada pela professora Angela Couto Machado Fonseca, do Departamento de Direito Privado da UFPR. Os subcoordenadores são os professores Emerson Cervi, do Departamento de Ciência Política; João Rickli, do Departamento de Antropologia; Luciana Kalinke, do Departamento de Enfermagem; e David Alexander Mitchell, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, todos da UFPR.