Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Reitor e professores do Setor de Ciências Jurídicas fazem palestras na Escola de Direito de Harvard

Superintendência de Comunicação Social     8 de março de 2019 - 17h24

O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, e os professores do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR, Manoel Caetano Ferreira Filho, Carlos Eduardo Pianovski e Rodrigo Kanayama, estiveram nesta semana em Massachusetts, nos Estados Unidos (EUA), para realização de palestras em eventos na Harvard Law School (HLS).

Na terça-feira (05), Pianovski, que é professor de Direito Civil, e Rodrigo Kanayama, professor de Direito Financeiro, compartilharam suas reflexões sobre políticas intervencionistas, avaliando as perspectivas de economia comportamental, incentivos e paternalismo libertário em Direito Público e Privado. Em sua palestra, o professor Pianovski abordou a relação entre liberdade e intervencionismo estatal em temas como casamento entre pessoas do mesmo sexo, identidade de gênero e integridade corporal. O professor Kanayama tratou do equilíbrio entre a liberdade de expressão e a demanda por regulação das redes sociais.

Da esquerda para a direita: palestra do professor Carlos Eduardo Pianovski e do professor Rodrigo Kanayama. Foto Felipe Frank.

 

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca, professor de História do Direito na UFPR, e Manoel Caetano Ferreira Filho, professor de Direito Processual Civil, proferiram palestras na quinta-feira (07), onde expuseram suas contribuições e críticas aos chamados “transplantes jurídicos”, que avaliam como um sistema de lei é “traduzido” de um país para outro ou de uma época para outra. O reitor Ricardo Marcelo falou sobre tradições, traduções e traições no diálogo entre as culturas jurídicas. O professor Manoel Caetano abordou o “stare decisis” e a “plea bargain”, que representam exemplos desses “transplantes” que atingiram proporções epidêmicas em jurisdições na área do direito civil.

Da esquerda para a direita: palestra do reitor Ricardo Marcelo Fonseca e palestra do professor Manoel Caetano Ferreira Filho. Foto: Felipe Frank.

 

Os eventos foram organizados pelo ex-aluno da UFPR, hoje professor e pesquisador, Felipe Frank, por meio da Associação Brasileira de Harvard. Felipe é bacharel, mestre e doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente, cursa Master in Corporate Law em Harvard.

Da esquerda para a direita: professor Manoel Caetano Ferreira Filho, reitor Ricardo Marcelo Fonseca e o organizador dos eventos, professor Felipe Frank. Foto: Felipe Frank.

 


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR