Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Reitor e pesquisadores participam do Fórum Permanente Futuro 10

Reitor Zaki Akel Sobrinho na reunião com o senador Sérgio Souza

A UFPR esteve representada na reunião do Fórum Permanente Futuro 10 Paraná, que reúne as principais lideranças do estado, com a finalidade de desenvolver todas as regiões paranaenses. O reitor Zaki Akel Sobrinho esteve no encontro realizado dia 16, na Federação das Indústrias que terminou com a apresentação de uma lista de obras necessárias. O senador Sérgio Souza e o deputado federal Marcelo Almeida, ambos do PMDB ouviram as reivindicações e prometeram trabalhar para a concretização das obras.

Além do reitor, participaram os professores Eduardo Ratton, coordenador de projetos do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) e Carlos Aurélio Nadal, do Departamento de Geomática.

Entre os investimentos apresentados pelo Fórum, está a ampliação do Aeroporto Afonso Pena, com a construção de uma nova pista e do Porto de Paranaguá, que necessita agilizar o escoamento da produção. Além disso, discutiu-se a demanda de expandir a rede ferroviária com a construção da ligação entre Maracaju (MS) e Paranaguá. Além da revitalização no trecho entre São Paulo, Castro, Rio Negro e Rio Grande (RS).

Também foram apresentadas obras necessárias nas rodovias federais e estaduais, como a BR-487 (Estrada Boiadeira), importante ligação entre as regiões produtoras do centro oeste brasileiro e do noroeste do Paraná com o Porto de Paranaguá. Entre outros projetos, as entidades citaram ainda a necessidade da implantação da BR-101 no PR, que seria uma alternativa de acesso ao porto, desafogando a BR-376.

São investimentos de R$40 bilhões pagos com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Programas de Investimento em Logística (PIL) e também de investimentos privados.

Além da UFPR, integram o Fórum Permanente Futuro 10, a Associação Comercial do Paraná, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, Federação da Agricultura do Estado do Paraná, Federação do Comércio do Paraná , Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná, Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Instituto de Engenharia do Paraná, Instituto de Promoção do Desenvolvimento, Movimento Pró-Paraná, Ordem dos Advogados do Brasil ─ Seção do Paraná, Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná, Grupo Paranaense de Comunicação e Serviços de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná.

texto com base nas informações do ITTI/UFPR

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...