+ UFPR

Reitor da UFPR fala sobre liberdade de expressão e autonomia universitária no TRF da 4ª Região

Superintendência de Comunicação Social     23 de agosto de 2019 - 18h45

Prédio do Tribunal Regional Federal da 4ª Região – foto:: Wikipedia Commons

O reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, participou nesta sexta-feira (23/08) de uma mesa sobre Liberdade de Expressão que faz parte do evento “Perspectivas do Direito de Livre Expressão no Direito Brasileiro e na Corte Europeia de Direitos Humanos” promovido pela Escola de Magistratura do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

A conferência de abertura do evento, que ocorreu nesta quinta-feira (22/08), foi proferida pelo juiz português Paulo Pinto de Albuquerque, que é atualmente um dos representantes de seu país no Tribunal Europeu de Direitos Humanos.

Mesa

O reitor apresentou o painel “Perspectivas da Liberdade de Expressão no Âmbito das Universidades públicas”. Fonseca discorreu sobre o valor central da liberdade de expressão tanto de um ponto de vista civilizacional como constitucional e assinalou sua importância para as universidades. Destacou ainda o papel da autonomia universitária como essencial para que essas instituições possam cumprir seu papel na sociedade. O professor falou ainda sobre os desafios contemporâneos que as universidades passam na atualidade.

Além do reitor, a mesa foi composta pelo juiz Márcio Schiefler Fontes, atuando atualmente no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que apresentou um painel sobre o tema relacionando com a Magistratura e Redes Sociais de acordo com o CNJ. E o Presidente da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) e do Jornal Gazeta do Povo, Guilherme da Cunha Pereira, que falou sobre liberdade de imprensa. A mesa foi presidida pelo coordenador científico do curso, o desembargador Federal do TRF da 4ª Região, Márcio Antonio Rocha.