Reitor da UFPR defende universidades públicas no plenário da Alep

O reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, participou da sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na última segunda-feira, 20. Repassar informações aos parlamentares sobre o corte de verbas anunciado pelo governo no final de abril foi o objetivo da visita. A propositura foi de iniciativa dos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB) e do Professor Lemos (PT).

No início da tarde, na abertura das atividades, o presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB), concedeu a palavra ao gestor da UFPR. Durante 15 minutos, o reitor falou aos presentes sobre a história da Universidade, sua relevância para a sociedade paranaense e para o desenvolvimento nacional, contextualizou os impactos do corte e alertou para fake news relacionadas às universidades públicas e à educação.

Reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, falou aos parlamentares sobre os impactos do corte de verbas e solicitou apoio às universidades públicas brasileiras. Foto: Nicolle Schumacher/Sucom-UFPR

“Não só a UFPR, mas todas as universidades e institutos federais tiveram um corte no seu orçamento de 30%. O que implica, no caso da UFPR, em quase menos 50 milhões de reais. Esse corte virtualmente inviabiliza o funcionamento da nossa instituição já no início do segundo semestre”, alertou o reitor, que citou o apoio recebido de senadores, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Câmara Municipal de Curitiba, de centrais sindicais e do Instituto Democracia e Liberdade.

“A exemplo do que temos visto na imprensa e nas ruas, o que a Reitoria da UFPR solicita aos representantes do povo paranaense é uma posição firme, necessária, urgente, de solidariedade a essa universidade que corre risco de não ter o seu funcionamento no segundo semestre, a essa universidade que é um patrimônio dos paranaenses”, sinalizou Ricardo.

“Preparamos um requerimento solicitando ao presidente da República e ao ministro da Educação que suspendam esse corte de recursos previsto para as nossas universidades e para o instituto federal. Vários deputados já assinaram esse requerimento, que hoje será submetido à apreciação da Assembleia e, possivelmente, encaminhado pelo presidente da Alep ao presidente e ao ministro”, informou Lemos após a fala do reitor.

O deputado Goura Nataraj (PDT) destacou a importância de mobilizar a sociedade e disseminar informações. “Recentemente, criamos uma Frente Parlamentar de Apoio às Universidades Públicas. As pessoas precisam entender o que está acontecendo. Há muitas fake news, há desinformação no ar. A presença do reitor é essencial, para falar diretamente tanto para os parlamentares como para a sociedade paranaense. As universidades são pólos de desenvolvimento regional. No Paraná, estão presentes em todos os municípios praticamente. Temos que fomentar a educação, tanto a básica como o ensino superior”, afirmou.

Vinte e sete deputados estaduais assinaram o requerimento que será enviado ao presidente da República e ao ministro da Educação com o pedido de revisão do corte de verbas às universidades federais. A previsão é que o documento seja enviado a Brasília na quinta-feira, 23.