Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Reitor convida pesquisadores para cooperação com Universidade Nova de Lisboa

Reunião sobre cooperação internacional . Foto: L. Bettinelli
Reunião sobre cooperação internacional . Foto: L. Bettinelli

O reitor Zaki Akel Sobrinho e o assessor de Relações Internacionais da UFPR, professor Carlos Siqueira, reuniram professores e pesquisadores para um encontro que teve como tema central as oportunidades de cooperação com a Universidade Nova de Lisboa, de Portugal. Durante a reunião, realizada na manhã desta sexta-feira (8), na Reitoria, foram apresentadas informações sobre a cooperação internacional e sobre a missão que será realizada pela UFPR para visitar a instituição portuguesa, de 23 a 27 de setembro.

“As portas estão abertas, mas cabe aos pesquisadores, aos coordenadores de curso, efetivar essas cooperações de acordo com o interesse maior de cada área. O foco é principalmente na pesquisa conjunta”, explicou o reitor.  A ideia é que os cursos interessados façam já contato com as respectivas áreas da Universidade Nova de Lisboa e, durante a missão, estabeleçam diálogos já adiantados sobre as oportunidades. Algumas das áreas de excelência da universidade portuguesa são Nanotecnologia, Saúde, Gestão da Informação, Engenharias e Ciência Política. Outra universidade que também pode entrar no rol de visitas da missão é Universidade de Lisboa (surgida da recente fusão da Universidade Tecnológica e da Universidade Clássica de Lisboa).

O contato mais afinado com a Universidade Nova de Lisboa surgiu através da aproximação proporcionada pelo Grupo Tordesilhas, que tem como presidente atual o reitor Zaki Akel Sobrinho e como vice-presidente, o reitor da universidade portuguesa, professor António Rendas.  Mais informações sobre as oportunidades de cooperação podem ser obtidas na Assessoria de Relações Internacionais da UFPR.

Sugestões

Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...
Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...