Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Reforma de quadra beneficia a prática de bocha adaptada

Superintendência de Comunicação Social     5 de setembro de 2019 - 12h44

Um jogo de estratégia que concilia habilidade e inclusão. Essas são algumas das características da bocha adaptada, uma modalidade em que pessoas com elevado grau de comprometimento motor podem praticar um esporte de alto rendimento.

A prática da bocha adaptada na Universidade Federal Paraná (UFPR) existe desde 2006. O projeto, em parceria com o Clube Duque de Caxias e a Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP), proporciona a 25 atletas quatro treinos por semana na quadra do Departamento de Educação Física (DEF).

Fotos: Juliana Barbosa/ASPEC UFPR

Na última semana, foi entregue a reforma do piso da quadra, que recebeu nova pintura. A obra foi possível com a contribuição do clube, da Associação Atlética Acadêmica de Medicina da UFPR, Associação Atlética de Educação Física e Liga das Atléticas da UFPR – L.A.UFPR, além de doações dos atletas e de seus familiares. “É uma conquista a várias mãos e um orgulho para nós”, resume o treinador da equipe, Darlan França Ciesielski Junior.

Denis Alves pratica o esporte na UFPR com a esposa desde o início do ano e já participou dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná, no mês de junho. Para ele, os benefícios da prática envolvem aspectos físicos e sociais. “O esporte faz bem para nossa saúde. Aquelas pessoas que ficam só em casa têm dificuldades, mas têm uma força maior que a de todos nós. É uma forma de inclusão e a gente se sente mais útil”. Em setembro, Denis e os outros atletas participarão de uma seletiva que dará vagas para o brasileiro da modalidade.

Durante a entrega do novo piso, o chefe do DEF, Ricardo Sonoda, e o diretor do Setor de Ciências Biológicas, Edvaldo Trindade, agradeceram e parabenizaram a iniciativa e a interação da UFPR com a comunidade. Além da extensão, a UFPR oportuniza aos alunos de graduação a prática dessas atividades na disciplina de “Educação Física Adaptada”, coordenada pela professora Adriana de Paula.

Por ASPEC/BIO


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR