UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Rede colaborativa da UFPR lança desafio em defesa dos oceanos

Pesquisadores do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná se uniram em torno de uma missão: atar nós entre sociedade, oceano e o desenvolvimento sustentável. O projeto “Nós pelos Oceanos” foi lançado no último sábado, por uma rede colaborativa que reúne alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos (PGSISCO). A iniciativa promove um desafio que começa a partir desta segunda (1), nas redes sociais.

As informações estão sendo publicadas no perfil do Instagram @nospelosoceanos. O objetivo é destacar a importância do oceano, sensibilizando a sociedade quanto ao desenvolvimento sustentável de recursos marinhos e para a manutenção de um oceano saudável. A divulgação das ciências do mar em linguagem acessível é um dos pilares da iniciativa, que também está ligada à “Década do Oceano”, da Organização das Nações Unidas, prevista para durar de 2021 a 2030.

O desafio dos 30 dias pelo Oceano foi lançado nesta segunda, também pelo Instagram, em inglês e português. A ideia é estimular os usuários a compartilharem imagens, músicas, reportagens e atitudes que podem prejudicar o Oceano. Por meio da hashtag #nospelosoceanos, os participantes também devem desafiar seus amigos, marcarem páginas que discutem o assunto e até fazerem ou citarem poemas relacionados à temática.

Confira o desafio e participe pela página @nospelosoceanos. Clique e amplie

A Década dos Oceanos começou a ser divulgada pela ONU em 2017, com o objetivo de “ampliar a cooperação internacional em pesquisa para promover a preservação dos oceanos e a gestão dos recursos naturais de zonas costeiras”. À época do lançamento, a diretora-geral da agência da ONU, Audrey Azoulay, lembrou que há lacunas no conhecimento sobre o mar, e que os oceanos são importantes reguladores do clima.

Além disso, o projeto também se conecta à agenda 2030 da ONU, um plano de ação com objetivos para o desenvolvimento sustentável no mundo. A vida na água é um dos pilares do movimento.

 

Sugestões

Nuvem UFPR tem novo projeto de extensão em andamento; saiba mais 
O  Núcleo de Estudos sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Paraná...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Projeto de Extensão das Promotoras Legais Populares recebe inscrições para o curso extensionistas
Estão abertas as inscrições para extensionistas – turma 2024, no Projeto de Extensão das Promotoras...
Projeto de extensão realizará ação de páscoa na Comunidade Jardim Independência
O projeto de extensão universitária  Horto Agroflorestal Sabores e Saberes  e o projeto ...