Comissão de pós-graduação da AUGM discute na UFPR questões do ensino e da pesquisa na América do Sul

Cerca de 40 integrantes da Comissão Permanente de Pós-Graduação da rede Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), da qual a UFPR participa há 25 anos, estão reunidos no Campus Reitoria, em Curitiba, para uma troca de experiências sobre o ensino superior na América do Sul. Os participantes da comissão representam as 38 universidades do continente, todas públicas, que fazem parte da rede de cooperação criada em 1991.

Nesta quarta-feira (27), a reunião será transmitida pela internet até as 16 horas pela plataforma da UFPR TV na Sala do Conselho Universitário (acesse neste link).

Abertura da reunião da AUGM ocorreu no Campus Reitoria nesta segunda (26). Na foto, os professores da UFPR Graciela de Muniz, vice-reitora; e Francisco de Assis Mendonça, pró-reitor de pesquisa; acompanhados de Álvaro Maglia, secretário executivo da associação. Fotos: Nicolle Schumacher/Sucom-UFPR

O secretário executivo da AUGM, Álvaro Maglia, destacou no debate a necessidade de desburocratização das cooperações internacionais entre instituições de pesquisa do continente. Para ele, falta na região uma cooperação ampla nos moldes do Pacto de Bolonha, um plano de reformas do ensino superior firmado entre instituições de 48 países europeus, em 2015, que também prevê melhorias na aproximação para fins científicos.

“Precisamos de um espaço comum, regional, de cooperação científica, tecnológica, educacional e cultural”, disse Maglia, para quem a criação de um “instrumento único” (no caso, uma legislação) poderia tornar mais céleres as celebrações de acordos, facilitando um intercâmbio mais frequente entre as universidades.

Mercantilização

O docente da Universidad de la República (UdelaR) também sustentou a importância de se combater a “mercantilização do ensino superior”, que avalia ser um problema no continente. Segundo destacou, essa perspectiva é contemplada por um dos cinco objetivos do Plano de Ação 2018-2028 construído durante a III Conferência Regional da Educação Superior (CRES) do Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior da América Latina e do Caribe, realizada em junho de 2018.

Os professores Álvaro Maglia e Cecilia Fernández, da Universidade da República (UdelaR) levantaram questões sobre o ensino superior

Um desses objetivos trata do estabelecimento e do fortalecimento de regulações na educação superior na região para assegurar que as instituições cumpram sua função pública.

A professora Cecilia Fernández, que também leciona na universidade uruguaia, levantou outra preocupação: a “tendência mundial” de que as instituições públicas de pesquisa percam prioridade para investimentos, mesmo quando se fala de recursos públicos. “Está se tornando cada vez mais comum a importação de cursos de pós-graduação prontos de outros países, sem a participação de acadêmicos locais”, disse.

AUGM na UFPR

O professor André Duarte, da Agência UFPR Internacional (AUI), expôs a importância da participação na rede, uma das mais antigas cooperações internacionais da instituição. Por meio do Programa Escala, a rede tem propiciado o intercâmbio de graduandos e pós-graduandos da UFPR entre as universidades da rede, localizadas na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

André Duarte, da AUI, falou sobre a importância da AUGM para a internacionalização da UFPR

“Para nós, a AUGM é um parceiro com quem, desde 1994, temos muita interação e que a cada ano nos permite firmar mais parcerias de interesse para a pesquisa”.

Calendário

Além do debate, a reunião também serviu para a aprovação de documentos da associação, entre eles o calendário de mobilidade acadêmica da pós-graduação para 2019. O documento pode ser consultado neste link.

De acordo com o documento, participaram da convocatória 22 universidades que ofertaram 139 vagas de origem e de destino, das quais 84 foram ocupadas por estudantes que farão o intercâmbio neste ano. Entre as universidades que ofereceram vagas de destino estão nove universidades argentinas, oito brasileiras, duas chilenas, duas paraguaias e uma uruguaia.

Participantes da reunião da Comissão Permanente de Pós-Graduação da AUGM; segundo dia de encontro ocorreu na Sala do Conselho Universitário da UFPR. Foto: Leonardo Bettinelli/Sucom-UFPR

Para o preenchimento das 58 vagas restantes, está prevista uma segunda chamada para este ano.

Sobre a AUGM

Criada em 1991, a AUGM é uma rede autônoma de universidades que visa a estimular a cooperação e a mobilidade acadêmica na graduação e na pós-graduação.

Por meio da AUGM, a Agência UFPR Internacional (AUI) lança anualmente o edital do Programa Escala, que permite a alunos da UFPR cursar um semestre em universidades da rede. Um diferencial do programa é o custeio de transporte, alojamento e alimentação.

O último edital foi lançado nesta quarta (27) e é voltado a estudantes de agraduação — veja aqui. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no site da AUI.

Conheça histórias de de alunos da UFPR que fizeram o intercâmbio da AUGM

Álvaro Maglia, secretario ejecutivo de AUGM: “La unión hace la fuerza”