Extensão e Cultura

Quer saber como estudar na UFPR? Projeto de extensão ensina formas de ingresso e apoia estudantes na pandemia

Camille Bropp     28 de setembro de 2020 - 14h29

O projeto de extensão “UFPR nas Escolas” passou a se chamar “UFPR em Casa” durante a pandemia de Covid-19. Mudar o nome e a abordagem foi a forma de tentar manter o objetivo dos últimos dois anos: levar informações sobre as formas de ingresso e o ambiente acadêmico da Universidade Federal do Paraná a estudantes de ensino médio de escolas de Curitiba.

Por meio da internet, com agendamento prévio, estudantes do Programa de Educação Tutorial (PET) Psicologia da UFPR já atenderam cerca de 600 alunos, de dez escolas, desde que o “UFPR em Casa” começou, em agosto.

Os encontros são realizados por videochamada do Google Meet, que funciona por um link gerado para a reunião. O agendamento é feito pelo e-mail psicopetufpr@gmail.com. A preferência é de que professores agendem reuniões com suas turmas.

A meta do projeto é apresentar aos alunos de ensino médio como funcionam os processos seletivos para ingressar em universidades, como vestibular e o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os bolsistas falam ainda dos auxílios para permanência na UFPR e o funcionamento da instituição. Formas de ingresso em instituições privadas também são abordadas.

Apoio para estudo

“As dúvidas mais frequentes costumam ser sobre como participar dos processos seletivos e como eles funcionam. Deixamos os participantes bem à vontade para utilizarem a câmera, o microfone e o chat para fazer perguntas e interagir”, conta Victória Gamba Bertaia, aluna do segundo ano de Psicologia e uma das 12 bolsistas do PET Psicologia que participam do projeto.

Um diferença do “UFPR em Casa” são as dicas de como estudar para os processos seletivos, considerando que a maioria das escolas optou pelo ensino remoto durante a pandemia de Covid-19.

“Falamos um pouco de estudo durante a pandemia tanto no sentido de chamar atenção que há sites onde eles podem buscar material como conversando sobre que é um momento difícil, que nem sempre será possível cumprir os prazos autodeterminados. Também orientamos a pedir ajuda psicológica caso percebam que não estão dando conta sozinhos”, afirma a professora Alessandra Bianchi, do Departamento de Psicologia da UFPR.

Projeto de extensão UFPR em Casa
Agende encontros pelo e-mail psicopetufpr@gmail.com
Mais informações na página do PET Psicologia da UFPR no Facebook

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus