Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Quer conversar sobre nutrição na pandemia? Projeto da UFPR abre canal on-line de acolhimento às quintas-feiras

Camille Bropp     17 de agosto de 2020 - 7h22

Alimentos mais caros, mais refeições por delivery, maior consumo de álcool, preocupação com a imunidade, isolamento e a internet como padrão de comunicação são questões com as quais o brasileiro tem lidado por causa da pandemia de Covid-19. Temas como esses, relacionados a autocuidado, alimentação e saúde, e em especial seus reflexos para o estado emocional, são o foco das reuniões on-line promovidas pelo projeto de extensão Limitad@mente, do Departamento de Nutrição (Dnut) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que ocorrem às quintas-feiras. A proposta tem levado para a esfera on-line os encontros que o projeto vinha realizando em locais públicos desde 2019.

A proposta é abordar a saúde em sentido amplo e tem como mensagem a aceitação, tanto do outro quanto de si mesmo. “Os temas que abordamos são diversos, desde autocuidado e autoconhecimento, até saúde integral, comer saudável e sistema de produção de alimentos”, diz a professora Mônica Rosa dos Anjos, uma das coordenadoras do projeto.

Para participar é preciso se inscrever para receber o link da sala de videoconferência antecipadamente (acesse aqui o formulário). Participantes podem solicitar certificado de participação.

Projeto de extensão do curso de Nutrição da UFPR tem foco em discussões amplas sobre percepções da população sobre a saúde. Foto: Andreea Popa/Unsplash

Projeto de extensão do curso de Nutrição da UFPR tem foco em discussões amplas sobre percepções da população sobre a saúde e sobre como se alimentar durante a pandemia. Foto: Andreea Popa/Unsplash

Além de se inscreverem, interessados podem sugerir temas pelo formulário. “Divulgamos o formulário no perfil do projeto no Instagram. Nele perguntamos que questões as pessoas gostariam de ver nesses círculos de conversa. Apareceram muitos temas de autoestima, de autoconhecimento”, explica Monica.

O projeto já realizou quatro encontros durante a pandemia. Neles, foram discutidos temas diversos, entre eles “como me sinto no espaço em que habito?” e as concepções sobre “fome”. O encontro mais recente, na semana passada, abordou autoestima, levantando reflexões como os padrões de beleza interferem nisso. Devido ao interesse dos inscritos, o tema continua nesta quinta (20).

Primeiro círculo dialógico do Limitad@mente, realizado no dia 13. Foto: Reprodução/Instagram

Cenas do primeiro círculo dialógico do Limitad@mente, realizado no dia 13, que abordou reflexos dos padrões de beleza. Foto: Reprodução/Instagram

Momentos

O projeto elaborou dois tipos de canal de escuta para os temas, com objetivos e características diferentes — um de proporcionar ‘bem viver” e, o outro, de ajuda e direcionamento.

O primeiro deles é o chamado círculo empático, que tem como meta o compartilhamento de sentimentos em um ambiente de acolhimento.

Já o círculo dialógico é uma oportunidade de aprofundamento de temas e conta também com orientação por parte das docentes e da equipe, que conta com cinco alunos de graduação.

“No círculo empático, por exemplo, as pessoas já falaram livremente sobre assuntos como ‘o espaço em que habito’. A intenção não é aconselhamento, mas ouvir. No círculo dialógico, existe estudo anterior por parte dos participantes. É uma rodada de conversa e esclarecimento sobre o que cada pessoa traz acerca do assunto específico”, descreve Monica.

SERVIÇO
Círculos do projeto de extensão “Limitad@mente? Por uma expansão aqui e agora”, do Departamento de Nutrição da UFPR
Quando: às quintas-feiras (programação no perfil do projeto no Instagram)
Onde: via link da sala de videoconferência enviada aos inscritos

Para se inscrever e sugerir temas, acesse o formulário on-line; para mais informações, envie e-mail para projeto.limitadamente@gmail.com.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao coronavírus


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR