Extensão e Cultura

Quer conversar sobre nutrição na pandemia? Projeto da UFPR abre canal on-line de acolhimento às quintas-feiras

Camille Bropp     17 de agosto de 2020 - 7h22

Alimentos mais caros, mais refeições por delivery, maior consumo de álcool, preocupação com a imunidade, isolamento e a internet como padrão de comunicação são questões com as quais o brasileiro tem lidado por causa da pandemia de Covid-19. Temas como esses, relacionados a autocuidado, alimentação e saúde, e em especial seus reflexos para o estado emocional, são o foco das reuniões on-line promovidas pelo projeto de extensão Limitad@mente, do Departamento de Nutrição (Dnut) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que ocorrem às quintas-feiras. A proposta tem levado para a esfera on-line os encontros que o projeto vinha realizando em locais públicos desde 2019.

A proposta é abordar a saúde em sentido amplo e tem como mensagem a aceitação, tanto do outro quanto de si mesmo. “Os temas que abordamos são diversos, desde autocuidado e autoconhecimento, até saúde integral, comer saudável e sistema de produção de alimentos”, diz a professora Mônica Rosa dos Anjos, uma das coordenadoras do projeto.

Para participar é preciso se inscrever para receber o link da sala de videoconferência antecipadamente (acesse aqui o formulário). Participantes podem solicitar certificado de participação.

Projeto de extensão do curso de Nutrição da UFPR tem foco em discussões amplas sobre percepções da população sobre a saúde. Foto: Andreea Popa/Unsplash

Projeto de extensão do curso de Nutrição da UFPR tem foco em discussões amplas sobre percepções da população sobre a saúde e sobre como se alimentar durante a pandemia. Foto: Andreea Popa/Unsplash

Além de se inscreverem, interessados podem sugerir temas pelo formulário. “Divulgamos o formulário no perfil do projeto no Instagram. Nele perguntamos que questões as pessoas gostariam de ver nesses círculos de conversa. Apareceram muitos temas de autoestima, de autoconhecimento”, explica Monica.

O projeto já realizou quatro encontros durante a pandemia. Neles, foram discutidos temas diversos, entre eles “como me sinto no espaço em que habito?” e as concepções sobre “fome”. O encontro mais recente, na semana passada, abordou autoestima, levantando reflexões como os padrões de beleza interferem nisso. Devido ao interesse dos inscritos, o tema continua nesta quinta (20).

Primeiro círculo dialógico do Limitad@mente, realizado no dia 13. Foto: Reprodução/Instagram

Cenas do primeiro círculo dialógico do Limitad@mente, realizado no dia 13, que abordou reflexos dos padrões de beleza. Foto: Reprodução/Instagram

Momentos

O projeto elaborou dois tipos de canal de escuta para os temas, com objetivos e características diferentes — um de proporcionar ‘bem viver” e, o outro, de ajuda e direcionamento.

O primeiro deles é o chamado círculo empático, que tem como meta o compartilhamento de sentimentos em um ambiente de acolhimento.

Já o círculo dialógico é uma oportunidade de aprofundamento de temas e conta também com orientação por parte das docentes e da equipe, que conta com cinco alunos de graduação.

“No círculo empático, por exemplo, as pessoas já falaram livremente sobre assuntos como ‘o espaço em que habito’. A intenção não é aconselhamento, mas ouvir. No círculo dialógico, existe estudo anterior por parte dos participantes. É uma rodada de conversa e esclarecimento sobre o que cada pessoa traz acerca do assunto específico”, descreve Monica.

SERVIÇO
Círculos do projeto de extensão “Limitad@mente? Por uma expansão aqui e agora”, do Departamento de Nutrição da UFPR
Quando: às quintas-feiras (programação no perfil do projeto no Instagram)
Onde: via link da sala de videoconferência enviada aos inscritos

Para se inscrever e sugerir temas, acesse o formulário on-line; para mais informações, envie e-mail para projeto.limitadamente@gmail.com.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao coronavírus