Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Público pode visitar museus de arte e ciência da UFPR; MusA tem exposição sobre Irena Palulis até 26 de outubro

Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Consuelo Schlichta, Tânia Bloomfield e Luís Carlos dos Santos, em parceria com a artista plástica Heliana Grudzien, homenageiam a trajetória de Irena Palulis na exposição “Irena Palulis: humanidade, natureza, cosmos”. Os arquivos e lembranças estão expostos no Museu de Arte da UFPR (MUSA) até o dia 26 de outubro. A entrada é gratuita.

Fruto da iniciativa da família de Irena, a mostra rememora esta mulher paranaense, de descendência polonesa, que lutou contra amarras de seu tempo e dedicou-se às artes plásticas com uma paixão incansável. Aluna de Guido Viaro e de diversos outros grandes nomes da história da arte no Paraná, a homenageada dialogou com os movimentos artísticos paranaenses. Sempre expressou traço e personalidade artística própria, alimentados por uma busca interior que a inquietava e a movimentava pelo mundo, reforçando sua espiritualidade.

A exposição está aberta ao público de segunda a sexta-feira das 12h às 18h até o dia 26 de outubro. O Musa está localizado no Prédio Histórico da UFPR. Visitas mediadas devem ser agendadas pelo e-mail nucleoeducativomusa@gmail.com.

MusA

Fundado em 2002, o MusA tem como principal objetivo ser um museu-escola em que os alunos e a comunidade possam usar o acervo para pesquisas. O Museu de Arte da UFPR é formado por artes visuais do período moderno e contemporâneo, focando em artistas brasileiros.

Além de exposições, o MusA promove debates, pesquisas, workshops, sessões de vídeos e retrospectivas de artistas paranaenses. Grande parte do acervo faz parte da coleção da UFPR, composta por obras de artistas de épocas diferentes, entre eles De Bona, Guido Viaro e Freÿesleben.

Foto: Samira Chami Neves

Outros Museus

A UFPR possui outros espaços com acervos voltados para as artes e a ciência. São oportunidades de aprendizado para escolas e interessados em geral.

Confira as principais informações sobre os museus, seus acervos e horários.

Imago 3D Museum

O grupo de pesquisa em visão computacional, computação gráfica e processamento de imagens IMAGO tem colaborado com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em um projeto que visa preservar as esculturas barrocas brasileiras feitas pelo artista Antônio Francisco Lisboa. Conhecido como Aleijadinho, Lisboa é considerado um dos mais importantes artistas barrocos americanos.

Com o intuito de preservar essas obras para que nunca se perca, o grupo desenvolveu um hardware de preservação digital 3D completo composto por reconstrução 3D e visualização 3D. Além das esculturas de Aleijadinho, o museu digital também apresenta peças do MAE, entre outras estátuas e objetos.

O Museu Virtual 3D está disponível aqui.

Museu de Ciências Naturais

Fundado em 1994, o Museu de Ciências Naturais teve origem em suas próprias coleções cientificas e com o tempo foi adquirindo mais peças para seu acervo. O museu foi criado com o objetivo de integrar os alunos de ensino fundamental, médio e superior em pesquisas e atividades de extensão e ensino. Oferece também à comunidade visitas guiadas e mantém em exposição permanente representantes de grandes grupos de seres vivos que compõem a fauna e flora da nossa e de outras regiões.

Além do material em exibição, o museu abriga coleções cientificas de Zoologia (mamíferos, aves, répteis, anfíbios e moluscos) e de Paleontologia (icnologia, vertebrados e invertebrados) e podem ser consultados por pesquisadores. O museu também promove cursos e oficinas e disponibiliza materiais didáticos para professores de rede pública e privada.

Quando: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Local: Campus Centro Politécnico / Setor de Ciências Biológicas

Endereço: Rua Coronel Francisco Heráclito dos Santos, 100, Curitiba – PR

Entrada franca / Agendamento de visitações: (41) 3361-1628 – biomuseu@ufpr.br

Foto: SUCOM

Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE)

 

O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR) foi inaugurado em 1963. Sua sede expositiva está localizada no município de Paranaguá, no prédio do antigo Colégio dos Jesuítas, fundado em 1755. No entanto, o MAE é um museu multi localizado; além desse espaço expositivo em Paranaguá, existem dois outros em Curitiba: a Reserva Técnica e a Sala Didático Expositiva.

O acervo do museu, de aproximadamente 80.000 peças, é composto por artefatos coletados em pesquisas arqueológicas e etnográficas, principalmente do Paraná, daí sua grande importância para a compreensão da história do Estado. É dividido em três grandes coleções: Arqueologia, Cultura Popular e Etnologia Indígena.

Desde sua revitalização, na última década, o Museu vêm desenvolvendo uma série de exposições temporárias, catálogos, publicações e produtos educativos e lúdicos, como jogos e brincadeiras, voltados principalmente às escolas de ensino fundamental e médio. Através da Extensão Universitária, o Museu também se propõe a ser um espaço participativo da Comunidade, buscando tornar-se cada vez mais aberto para as expressões artísticas, a pesquisa, o ensino e a difusão do conhecimento.

Conheça as duas unidades do MAE abertas para a visitação:

 

Sede Histórica
Localizada no Centro Histórico de Paranaguá, teve sua construção concluída em 1755. Trata-se de uma edificação distinta na arquitetura jesuítica, por sua construção em três andares. Foi restaurado e reinaugurado no ano de 2009. Possui uma programação ativa, e hoje está com as exposições temporárias “Rogai por Nós”, desenvolvida em conjunto com o Grupo Folclórico Boi Barroso e a “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, realizada em conjunto com cinco comunidades guarani do litoral paranaense. Abriga a exposição de longa duração “Assim Vivem os Homens – Cultura Popular”, que apresenta as diversas manifestações culturais do Brasil e do Paraná, com objetos artesanais, utensílios domésticos de cerâmica, cestaria, instrumentos musicais e vestuário de celebrações e expressões culturais típicas do Paraná e litoral do sul do Brasil, como o Boi de Mamão, a Congada e o Fandango.

A exposição “Rogai Por Nós” está em cartaz até 19 de setembro, e em breve o Museu abrirá sua nova exposição “Entre Conchas: Modos de Vida nos Sambaquis” sobre arqueologia paranaense.

Aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 20h
Endereço: Rua XV de Novembro, 575 – Paranaguá – PR

Sala Didática

Foto: Douglas Fróis/Acervo MAE-UFPR

Inaugurada em 2009, a sala didática é um espaço expositivo localizado no subsolo do Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade em Curitiba. Nela, os estudantes, os turistas e a comunidade têm a oportunidade de conhecer uma mostra do acervo do MAE ali exposto. É também na Sala Didática que são elaborados alguns dos produtos educativos, que complementam o conteúdo da exposição.

Agende sua visita pelo número (41) 3313-2042 ou pelo e-mail visitasguiadasmae@gmail.com

Endereço: Praça Santos Andrade, s/n – Prédio Histórico da UFPR – Curitiba – PR
Entrada franca

Reserva Técnica

Foto: Douglas Fróis/Acervo MAE-UFPR

Inaugurada em 2006, a Reserva Técnica do MAE, localizada no Campus Juvevê da UFPR em Curitiba, é o espaço destinado à guarda, inventário e pesquisa do acervo quando não está em exposição. Nesse local é realizado todo o tratamento técnico das coleções que inclui a higienização, acondicionamento e curadoria, para posteriores divulgações, por meio de exposições, materiais didáticos e publicações.

Aberto de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 19h30, para pesquisadores e visitas técnicas pré-agendadas pelo número (41) 3313-2042 ou pelo e-mail maert@ufpr.br

Sugestões

Nuvem UFPR tem novo projeto de extensão em andamento; saiba mais 
O  Núcleo de Estudos sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Paraná...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Projeto de Extensão das Promotoras Legais Populares recebe inscrições para o curso extensionistas
Estão abertas as inscrições para extensionistas – turma 2024, no Projeto de Extensão das Promotoras...
Projeto de extensão realizará ação de páscoa na Comunidade Jardim Independência
O projeto de extensão universitária  Horto Agroflorestal Sabores e Saberes  e o projeto ...