Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Publicada resolução com novas normas para cursos de especialização e aperfeiçoamento da UFPR

A Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) publicou resolução que fixa normas para os cursos lato sensu da instituição, aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFPR. A resolução 89/2020-Cepe traz direcionamentos sobre definição, organização geral, objetivo, coordenação, organização didática, modalidades, certificados, acompanhamento e avaliação dos cursos de especialização e aperfeiçoamento, além de disposições finais e transitórias – clique aqui e acesse o documento.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da UFPR, Francisco de Assis Mendonça, explica que a resolução integra o processo de atualização, flexibilização, melhoria, desburocratização e transparência dos cursos lato sensu. “Ela coloca nossa Universidade na ponta hoje de oferta de cursos de especialização e aperfeiçoamento, atendendo às perspectivas da comunidade interna e externa. Esses cursos constituem uma modalidade especial de formação dado que se voltam a temas muito específicos e atendem a uma comunidade numerosa, que busca formações mais pontuais e precisas em curto tempo e com alta qualidade”.

Coordenador dos cursos de pós-graduação lato sensu da UFPR na PRPPG, Gustavo Abib reforça que a resolução atualiza as normas relativas ao lato sensu e também flexibiliza ou torna mais ágil o processo de criação e oferta de cursos de especialização pela UFPR. “Vai facilitar bastante e estar atualizado com as normas vigentes da resolução brasileira. A ideia é que a gente possa aumentar o número de especializações ofertadas pela UFPR nos diferentes eixos”.

Entre as principais novidades está a inclusão de professores convidados de outras instituições federais de ensino no percentual do corpo docente; a aceitação de diferentes formatos de trabalho de conclusão de curso; formas distintas de oferta, seja presencial, híbrida ou a distância; e mais facilidade e agilidade no fechamento dos cursos e emissão de certificado.

A UFPR possui 129 programas de pós-graduação lato sensu, sendo 119 de especialização e 10 de aperfeiçoamento. Além disso, tem 62 programas de residência médica, sendo 52 médicas, sete multiprofissionais e três uniprofissionais. Ao todo, são 191 cursos ativos na instituição.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...