Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Publicada nova ordem de serviço sobre procedimentos administrativos para professores, técnicos e estagiários

Superintendência de Comunicação Social     18 de março de 2020 - 18h07

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) publicou nesta quarta-feira (18) a Ordem de Serviço n° 002/2020, referente à Portaria nº 722/2020, que traz novas orientações em relação aos procedimentos administrativos para professores, técnicos e estagiários devido à pandemia do coronavírus. Atividades acadêmicas remotas não podem ocorrer enquanto houver a suspensão do calendário acadêmico.

A ordem de serviço determina que sejam adotadas todas as estratégias possíveis para a manutenção das atividades administrativas prioritariamente por meios não presenciais, como trabalho remoto, que abranja a totalidade ou percentual das atividades desenvolvidas pelos servidores das pró-reitorias, setores ou unidades equivalentes.

Nos casos excepcionais, em que não for possível a adoção de trabalho remoto, deverá haver turno alternado de revezamento; melhor distribuição física no trabalho presencial, com o objetivo de evitar a concentração e a proximidade de pessoas no ambiente de trabalho; flexibilização dos horários de início e término da jornada de trabalho, inclusive dos intervalos intrajornada.

O registro no ponto eletrônico ou a comprovação de cumprimento da carga horária devem ser ajustados com a chefia imediata, considerando se é hipótese de trabalho remoto ou de abono. Sugere-se aos servidores técnico-administrativos e chefias imediatas que sejam feitas todas as justificavas cabíveis no Sistema de Controle de Frequência.

Os servidores e estagiários que pertencem aos grupos vulneráveis ao desenvolvimento da forma mais grave da SARS-CoV-2 deverão encaminhar para o e-mail institucional da chefia imediata declaração nos termos dos modelos constantes nos anexos da Ordem de Serviço. O mesmo se aplica aos servidores que possuem filhos de 0 a 4 anos ou em idade escolar e que necessitem da assistência de um dos pais.

Em observância às legislações e a critério da chefia imediata, os servidores poderão realizar o trabalho em regime de turnos ou em sistema de “rodízio” a fim de reduzir a circulação e a permanência nos ambientes da UFPR, sendo primordial garantir o funcionamento e o atendimento da unidade no horário de expediente.

Os servidores que possuírem atestados de afastamento não devem comparecer à Perícia Médica, e sim encaminhá-los digitalizados no prazo de até cinco dias contados da data da sua emissão ao e-mail atestado@ufpr.br.

Nos casos em que a legislação prevê a necessidade de realização de perícia médica ou odontológica, o servidor deverá aguardar o contato da Unidade de Avaliação e Perícia em Saúde (UAPS), que repassará as orientações necessárias e informará a data da perícia.

As unidades que realizam atendimento ao público interno e externo da UFPR deverão priorizar a utilização de canais digitais para contato e resolução de demandas.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR