Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Provar 2018/2019: divulgadas datas provisórias dos editais, que serão lançados no segundo semestre

Camille Bropp     18 de junho de 2018 - 10h23

Nota: o texto da matéria foi modificado às 08:53 de 19/6 para corrigir informação relacionada ao edital de aproveitamento de ensino superior.

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd) da UFPR informou as datas prováveis de divulgação dos editais do Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar). As datas coincidem com o início das inscrições para candidatos a cada forma de ocupação de vaga (modalidade). O Provar permite o preenchimento de vagas ociosas na graduação por meio de seis processos seletivos que ocorrem ao longo do segundo semestre.

O número de vagas disponíveis em cada processo são divulgadas nos respectivos editais. A distribuição das vagas pelas modalidades é definida pelas coordenações dos cursos, depois que o número de vagas ociosas é levantado pelo Núcleo de Assuntos Acadêmicos (NAA) da UFPR no primeiro semestre. Em cada modalidade, é preciso que os candidatos se atentem aos critérios de participação que serão informados em cada edital.

O calendário do Provar-UFPR pode ser verificado em detalhes aqui e está sujeito a mudanças.

Agosto

O primeiro edital a ser divulgado será o para alunos da UFPR interessados em mudar de turno, habilitação ou campus no mesmo curso. A expectativa da Prograd é lançar o edital no dia 6 de agosto, abrindo no mesmo dia o prazo para inscrições até 13 de agosto. Os dias 15 e 16 de agosto ficariam reservados para entrega da documentação. A data prevista para divulgação do resultado é 27 de agosto.

Para participar do edital, o aluno precisa ter concluído no mínimo 20% da carga horária total do curso, sem ter, porém, ultrapassado 80% dessa carga horária. A classificação terá como critério a carga horária já integralizada.

Setembro

Em setembro, devem ser divulgados dois editais do Provar-UFPR em que a seleção geralmente inclui prova. Os aprovados também precisarão fazer o Registro Acadêmico (matrícula).

O primeiro é o para transferência externa, que tem como público-alvo alunos de outras instituições (inclusive estrangeiras) que desejam transferência para a UFPR. O edital, com início de inscrições, está previsto para 3 de setembro, com prazo de inscrições até 24 de setembro. Inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal e candidatos de baixa renda (segundo a Lei 12.799/13) podem pedir isenção de taxa de inscrição, mas têm prazo menor para isso (até 6 e 10 de setembro, respectivamente).

Com exceção do edital para mudança de turno ou habilitação dentro do mesmo curso, todos os aprovados no Provar-UFPR precisarão fazer Registro Acadêmico. Foto: Samira Chami Neves/Sucom-UFPR, 22/1/2016

A expectativa é que a prova seja aplicada no dia 14 de outubro. A divulgação dos classificados e, posteriormente, dos aprovados, ficará para janeiro de 2019. Nessa modalidade, ainda não há previsão de data para o Registro Acadêmico.

A outra modalidade cujo edital será lançado provavelmente em setembro é a para reopção de curso, voltada a alunos da UFPR (com matrícula ativa ou trancada) que desejam mudar de curso. Nesse caso, a data provável para divulgação do edital e abertura de inscrições é 10 de setembro. O prazo para inscrições se encerraria em 28 de outubro. Após a entrega da documentação (em 16 e 17 de outubro), haverá uma semana de provas específicas para cursos que optarem pela aplicação. O edital de resultado sairia em 19 de novembro.

Os alunos aprovados no processo terão de fazer novo Registro Acadêmico entre 4 e 5 de dezembro.

Outubro

Ex-alunos da UFPR que tiveram registro cancelado por abandono ou a pedido que querem voltar para o mesmo curso e turno têm chance de retorno pelo edital da modalidade reintegração de ex-aluno. Esse edital deve ser divulgado em 22 de outubro, com prazo para inscrições até 13 de novembro. Inscritos no CadÚnico e candidatos de baixa renda podem pedir isenção de taxa.

Para a classificação dos candidatos, será considerada a maior carga horária integralizada (disciplinas vencidas) apresentada no histórico escolar.

A entrega de documentação pelos candidatos deverá ser feita em 21 de novembro. A previsão da Prograd é divulgar o edital de resultado em 14 de janeiro. A data do Registro Acadêmico ainda será escolhida.

Os dois últimos editais do Provar-UFPR sairão ao mesmo tempo, a princípio em 22 de outubro, com prazo de inscrição até 13 de novembro (pedidos de isenção de taxa de inscrição precisam ser feitos antes dessa data). Ambos são destinados a já formados que possuem diploma de graduação em qualquer instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), inclusive estrangeiras.

Um dos editais é o de complementação de estudos, modalidade direcionada a graduados em uma habilitação que desejam outra habilitação no mesmo curso. Nesse caso, a classificação dos candidatos também decorre de maior carga horária integralizada no histórico escolar, considerando as disciplinas em que é confirmada equivalência em relação a alguma disciplina do curso pleiteado.

O outro edital, de aproveitamento de curso superior, interessa a graduados que desejam uma vaga em curso diferente do qual se graduaram. Um dos critérios para participar da seleção é ter colado grau há pelo menos dois anos na data de publicação do edital.

Nos dois editais, a entrega de documentação deverá ser realizada em 22 e 23 de novembro. O edital de resultado está previsto para 14 de janeiro. A data do Registro Acadêmico ainda não foi definida.

Editais anteriores

Os editais, concorrências candidato/vaga e listas de aprovados do Provar 2017/2018 podem ser verificados aqui.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR