Ensino e Educação

Provar 2018/2019: divulgadas datas provisórias dos editais, que serão lançados no segundo semestre

Camille Bropp     18 de junho de 2018 - 10h23

Nota: o texto da matéria foi modificado às 08:53 de 19/6 para corrigir informação relacionada ao edital de aproveitamento de ensino superior.

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd) da UFPR informou as datas prováveis de divulgação dos editais do Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar). As datas coincidem com o início das inscrições para candidatos a cada forma de ocupação de vaga (modalidade). O Provar permite o preenchimento de vagas ociosas na graduação por meio de seis processos seletivos que ocorrem ao longo do segundo semestre.

O número de vagas disponíveis em cada processo são divulgadas nos respectivos editais. A distribuição das vagas pelas modalidades é definida pelas coordenações dos cursos, depois que o número de vagas ociosas é levantado pelo Núcleo de Assuntos Acadêmicos (NAA) da UFPR no primeiro semestre. Em cada modalidade, é preciso que os candidatos se atentem aos critérios de participação que serão informados em cada edital.

O calendário do Provar-UFPR pode ser verificado em detalhes aqui e está sujeito a mudanças.

Agosto

O primeiro edital a ser divulgado será o para alunos da UFPR interessados em mudar de turno, habilitação ou campus no mesmo curso. A expectativa da Prograd é lançar o edital no dia 6 de agosto, abrindo no mesmo dia o prazo para inscrições até 13 de agosto. Os dias 15 e 16 de agosto ficariam reservados para entrega da documentação. A data prevista para divulgação do resultado é 27 de agosto.

Para participar do edital, o aluno precisa ter concluído no mínimo 20% da carga horária total do curso, sem ter, porém, ultrapassado 80% dessa carga horária. A classificação terá como critério a carga horária já integralizada.

Setembro

Em setembro, devem ser divulgados dois editais do Provar-UFPR em que a seleção geralmente inclui prova. Os aprovados também precisarão fazer o Registro Acadêmico (matrícula).

O primeiro é o para transferência externa, que tem como público-alvo alunos de outras instituições (inclusive estrangeiras) que desejam transferência para a UFPR. O edital, com início de inscrições, está previsto para 3 de setembro, com prazo de inscrições até 24 de setembro. Inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal e candidatos de baixa renda (segundo a Lei 12.799/13) podem pedir isenção de taxa de inscrição, mas têm prazo menor para isso (até 6 e 10 de setembro, respectivamente).

Com exceção do edital para mudança de turno ou habilitação dentro do mesmo curso, todos os aprovados no Provar-UFPR precisarão fazer Registro Acadêmico. Foto: Samira Chami Neves/Sucom-UFPR, 22/1/2016

A expectativa é que a prova seja aplicada no dia 14 de outubro. A divulgação dos classificados e, posteriormente, dos aprovados, ficará para janeiro de 2019. Nessa modalidade, ainda não há previsão de data para o Registro Acadêmico.

A outra modalidade cujo edital será lançado provavelmente em setembro é a para reopção de curso, voltada a alunos da UFPR (com matrícula ativa ou trancada) que desejam mudar de curso. Nesse caso, a data provável para divulgação do edital e abertura de inscrições é 10 de setembro. O prazo para inscrições se encerraria em 28 de outubro. Após a entrega da documentação (em 16 e 17 de outubro), haverá uma semana de provas específicas para cursos que optarem pela aplicação. O edital de resultado sairia em 19 de novembro.

Os alunos aprovados no processo terão de fazer novo Registro Acadêmico entre 4 e 5 de dezembro.

Outubro

Ex-alunos da UFPR que tiveram registro cancelado por abandono ou a pedido que querem voltar para o mesmo curso e turno têm chance de retorno pelo edital da modalidade reintegração de ex-aluno. Esse edital deve ser divulgado em 22 de outubro, com prazo para inscrições até 13 de novembro. Inscritos no CadÚnico e candidatos de baixa renda podem pedir isenção de taxa.

Para a classificação dos candidatos, será considerada a maior carga horária integralizada (disciplinas vencidas) apresentada no histórico escolar.

A entrega de documentação pelos candidatos deverá ser feita em 21 de novembro. A previsão da Prograd é divulgar o edital de resultado em 14 de janeiro. A data do Registro Acadêmico ainda será escolhida.

Os dois últimos editais do Provar-UFPR sairão ao mesmo tempo, a princípio em 22 de outubro, com prazo de inscrição até 13 de novembro (pedidos de isenção de taxa de inscrição precisam ser feitos antes dessa data). Ambos são destinados a já formados que possuem diploma de graduação em qualquer instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), inclusive estrangeiras.

Um dos editais é o de complementação de estudos, modalidade direcionada a graduados em uma habilitação que desejam outra habilitação no mesmo curso. Nesse caso, a classificação dos candidatos também decorre de maior carga horária integralizada no histórico escolar, considerando as disciplinas em que é confirmada equivalência em relação a alguma disciplina do curso pleiteado.

O outro edital, de aproveitamento de curso superior, interessa a graduados que desejam uma vaga em curso diferente do qual se graduaram. Um dos critérios para participar da seleção é ter colado grau há pelo menos dois anos na data de publicação do edital.

Nos dois editais, a entrega de documentação deverá ser realizada em 22 e 23 de novembro. O edital de resultado está previsto para 14 de janeiro. A data do Registro Acadêmico ainda não foi definida.

Editais anteriores

Os editais, concorrências candidato/vaga e listas de aprovados do Provar 2017/2018 podem ser verificados aqui.