Ensino e Educação

Provar 2019/20: divulgado calendário com datas prováveis de lançamento dos editais entre agosto e outubro

Superintendência de Comunicação Social     15 de julho de 2019 - 15h22

O Programa de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar) da UFPR já teve o calendário dos processos seletivos para ingresso em 2020 divulgado pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd). A previsão é de que os editais das seis modalidades de seleção do Provar sejam lançados de agosto a outubro.

O calendário pode ser conferido neste link e traz as datas previstas para todas as etapas dos processos seletivos.

Segundo o calendário, o primeiro edital, da modalidade mudança de turno, habilitação ou campus, será lançado em 5 de agosto. As datas prováveis dos outros editais são: 9 de setembro (transferência externa), 1.º de outubro (reopção de curso) e 21 de outubro (aproveitamento de curso superior, complementação de estudos e reintegração de ex-aluno).

A Prograd esclarece que o calendário é preliminar, portanto as datas estão sujeitas a alteração. No site do Provar, os interessados podem ainda se informar sobre os processos seletivos anteriores — cada edital possui regras próprias.

Sobre o Provar

Criado em 2006, o Provar permite que a UFPR ocupe vagas remanescentes de graduação depois da conclusão dos processos seletivos vestibular e Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O programa tem como público alunos da UFPR, ex-alunos e comunidade externa que estude em outra instituição de ensino superior ou que já tenha concluído o seu curso.

O processo ocorre uma vez ao ano, sempre no segundo semestre para início no ano seguinte. Entre 2013 e 2018, o programa viabilizou o ingresso de 2.824 selecionados.

Mais informações sobre o Provar no site do programa

Leia notícias sobre o Provar aqui