Ensino e Educação

Provar 2019/20: vão até 18/11 as inscrições para os editais de aproveitamento, reintegração e complementação

Superintendência de Comunicação Social     28 de outubro de 2019 - 19h50

Os últimos três editais do Programa de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar) 2019/2020 da UFPR foram publicados nesta segunda-feira (28), abrindo os prazos de inscrição para as modalidades de complementação de estudos, aproveitamento de curso superior e reintegração de ex-aluno. As fichas de inscrição e os editais com as regras dos processos seletivos estão disponíveis no site do Provar.

Para quem não pretende pedir isenção de taxa (de R$ 80 a R$ 160), o prazo de inscrição termina no dia 18 de novembro. No caso das modalidades de aproveitamento de curso e complementação de estudos, os candidatos devem ficar atentos também aos prazos para a entrega de documentação.

Modalidades

O edital de complementação de estudos atende a graduados em uma habilitação que desejam outra habilitação no mesmo curso. A classificação dos candidatos se dará considerando a maior carga horária integralizada na nova habilitação, proveniente de equivalência (ou outra modalidade) de disciplinas apresentadas no histórico escolar do curso (habilitação) de origem.

Já a modalidade de aproveitamento de curso tem como público graduados que possuem diploma devidamente registrado e que desejam um curso superior diferente. Atenção: a colação de grau deve ter ocorrido há pelo menos dois anos.

A reintegração de ex-aluno visa o retorno de ex-aluno da UFPR que teve seu registro cancelado por abandono ou a pedido. O retorno deve se dar no mesmo curso e turno. A classificação dos candidatos se dará considerando a maior carga horária integralizada (disciplinas vencidas) apresentada no histórico escolar.

Mais informações sobre o Provar estão disponíveis no site do programa

Leia notícias sobre o Provar 2019/20 aqui