Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Prova para estudantes que desejam se transferir para a UFPR será aplicada em quatro cidades

Para facilitar a vida dos estudantes universitários que querem se transferir para a UFPR, a prova da modalidade Transferência do Programa de Ocupação de Vagas Remanescentes (PROVAR 2023) será realizada em quatro cidades: Curitiba, Paranaguá, Toledo e Maringá. O PROVAR 2023 oferta 534 vagas para transferência de alunos de outras instituições e as inscrições ficam abertas até 31 de outubro.

As vagas estão distribuídas em 88 cursos, em 6 campi da UFPR. O local de prova será determinado de acordo com o curso escolhido, da seguinte forma:

• Cursos com sede em Curitiba: prova em Curitiba;
• Cursos com sede em Matinhos e Pontal do Paraná: prova em Paranaguá;
• Cursos com sede em Palotina e Toledo: prova em Toledo:
• Cursos com sede em Jandaia do Sul: prova em Maringá.

A prova será realizada no dia 11 de dezembro e terá 60 questões objetivas – 11 de Língua Portuguesa, 7 de Língua Estrangeira Moderna – Inglês, e 7 de cada uma das seguintes disciplinas: Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História.

A maior parte das vagas (65%) é para cursos sediados em Curitiba. São 346 vagas, em 63 cursos. As demais estão distribuídas da seguinte forma: 27 em Matinhos, 114 em Jandaia do Sul, 27 em Palotina, 19 em Pontal do Paraná e 1 em Toledo.

O Provar foi criado em 2003, com o objetivo de preencher vagas ociosas, provenientes de abandono de curso, cancelamento a pedido, transferência para outras instituições, reopção de curso e mudança de turno, habilitação e campus.

Inscrições

Para se inscrever na modalidade Transferência, o candidato deve possuir registro regular (com matrícula ativa ou trancada) em outra instituição de ensino superior, no mesmo curso ou em um dos cursos aceitos pelo seu correspondente na UFPR. Para cada curso há um período máximo que o estudante deve ter cursado na instituição de origem.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no período de 30 de setembro até o meio-dia de 31 de outubro, exclusivamente pelo site no Núcleo de Concursos da UFPR (nc.ufpr.br). A taxa é de R$ 160,00.

Poderão solicitar isenção de taxa candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou que comprovem renda familiar per capita de no máximo um salário mínimo e meio e, cumulativamente, tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública.

As solicitações de isenção devem ser feitas entre 30 de setembro e 7 de outubro, em formulário específico no site no NC/UFPR.
O quadro de vagas e todas as informações sobre o Provar Transferência 2023 estão disponíveis no edital do processo, que pode ser acessado aqui.

 

Sugestões

Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...
Inscrições para Pré-Vestibular Comunitário da UFPR seguem até segunda (25)
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec 2024) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 50 vagas para...
Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...