+ UFPR

Termina em 31/8 o prazo para entrega de comprovantes de benefício per capita por servidores da UFPR

Superintendência de Comunicação Social     18 de agosto de 2020 - 15h28

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) reforça o alerta de que foi prorrogado o prazo final para entrega dos comprovantes de pagamento do plano de saúde referente ao ano de 2019. A prorrogação foi excepcional devido à pandemia de Covid-19.

Servidores da UFPR que usufruem do benefício per capita (assistência de saúde suplementar) devem enviar os comprovantes de pagamento do plano de saúde contratado para a Unidade de Convênio e Saúde Suplementar (UCSS -Caiss/Progepe) até o dia 31 de agosto. Isso é obrigatório para continuar recebendo o auxílio. A medida vale para servidores ativos e inativos, seus dependentes e pensionistas.

A UCSS solicita os comprovantes de pagamento referentes ao ano de 2019 e, para esse fim, considera boletos (discriminando valores mensais pagos por beneficiário e respectivos comprovantes ou autenticação bancária) OU declaração da operadora ou administradora de benefícios (discriminando valores mensais pagos por beneficiário e atestando a quitação).

Procedimentos

Os servidores ativos devem enviar os comprovantes por meio de processo no Sistema Eletrônico de Informações (Sei), que deverá ser tramitado para a UCSS. No processo, deve constar nome completo do servidor, matrícula Siape e CPF. A documentação deve informar: identificação da operadora; titular do plano de saúde (deve ser o servidor); dependentes do plano de saúde (se houver); valor da despesa mensal paga por beneficiário; data do pagamento de cada despesa. A documentação será analisada e caso surjam inconsistências, a UCSS poderá solicitação documentação complementar.

Os servidores aposentados e os pensionistas podem enviar os comprovantes por e-mail para ucss@ufpr.br.

Aqueles que, durante todo o ano de 2019, possuíram planos de saúde Unimed via Sinditest, Apufpr e Geap e estiverem sem pendências junto à operadora, não precisam enviar as comprovações, apenas comunicar caso tenha havido alteração no contrato.

Sobre o per capita

Servidores da UFPR titulares de planos de assistência de saúde suplementar registrados na Agência Nacional de Saúde (ANS) podem solicitar o benefício per capita por meio de processo eletrônico no SEI. O benefício também pode ser solicitado para dependentes inscritos no mesmo plano de saúde do titular. Caso o servidor tenha contratos diferentes para si e seus dependentes, deve entrar em contato com a UCSS para orientações.

Para manter o benefício, é necessário apresentar anualmente, até o último dia de abril, as comprovações de despesas mensais do plano. Aqueles que não apresentarem a documentação adequada terão o benefício suspenso até a regularização.

Em caso de dúvidas ou esclarecimentos, é possível acessar o site da UCSS (http://www.progepe.ufpr.br/portal/progepe/coordenadoria-de-atencao-integral-a-saude-do-servidor/unidade-de-convenio-e-saude-suplementar/) ou pelo e-mail ucss@ufpr.br.

(Com informações da Progepe)