+ UFPR

Promoção de inovação é escopo de acordo com empresa privada; Agência de Inovação continua a receber propostas

Superintendência de Comunicação Social     4 de julho de 2019 - 11h59

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da sua Agência de Inovação, firmou parceria com a empresa de equipamentos de proteção e sinalização para a indústria e montagem de placas eletrônicas ATEEI. O acordo, assinado nesta quinta-feira (4), tem o objetivo de fornecer materiais e condições para que estudantes transponham suas ideias para produtos.

A iniciativa faz parte de um projeto da Agência de Inovação, refletido no Edital Nº03/2019, que busca parceiros externos para a execução de atividades de desenvolvimento e aplicação em ações de empreendedorismo e inovação. “A ideia é promover a cultura de inovação dentro da universidade e abrir as portas da instituição para as empresas. Eventos, treinamentos, desenvolvimento de novos negócios e produtos podem ser propostos”, explica o coordenador de propriedade intelectual e transferência de tecnologia, Alexandre de Moraes.

Acordo visa transpor ideias para produtos. Foto: Marcos Solivan

No caso da parceria com a ATEEI, a finalidade é fornecer materiais, recursos e condições para que as ideias de estudantes, grupos de pesquisa, empresas juniores, entre outros, sejam executadas e se transformem em produtos para o mercado. “O aluno vai nos direcionar para aquilo que ele precisa. Pode ser uma parte eletrônica ou mecânica ou até um produto como um todo”, conta o responsável pelas estratégias e novos negócios da empresa, Rafael Alves. Para ele, é uma oportunidade de contribuir para que as boas ideias não saiam do País ao serem compradas por estrangeiros. “Queremos promover inteligência e competitividade dentro do Brasil”.

Segundo Moraes, os estudantes interessados no apoio da empresa devem procurar a Agência de Inovação a partir da semana que vem, quando o contrato estará publicado, levando suas propostas. “Além do desenvolvimento de produtos, iniciativas como eventos, concursos, hackathons e outras – desde que estejam ligadas ao escopo da empresa, que é baseado na parte eletrônica – podem ser realizadas”. Atualmente a ATEEI já desenvolve ações com as equipes Fórmula e Eco Octano, da Engenharia Mecânica.

O edital está aberto há cerca de 60 dias e possui fluxo contínuo, tratando-se de uma ação de longo prazo. Assim, propostas recorrentes podem ser realizadas. “A intenção é devolver um pouco do que é investido nas universidades para a população, transmitindo conhecimento para que empresas gerem empregos e melhoria de vida para a população, pois a inovação só é caracterizada quando o conhecimento é aplicado no mercado e chega às pessoas”, afirma o coordenador.