Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projetos Licenciar-italiano e Madeira Mágica falam sobre Leonardo da Vinci para crianças de escola municipal

No ano em que se recorda o quinto centenário da morte de Leonardo da Vinci, um dos maiores gênios da cultura italiana, projetos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) levaram para a Escola Municipal CEI Ulysses Silveira Guimarães oficinas de sensibilização à língua e à cultura italiana, abordando as profissões do artista.

Cerca de 90 crianças da escola puderam conhecer diferentes facetas de Da Vinci durante as 30 horas de oficina. A iniciativa teve como objetivo mostrar que “o polímata mais importante da história da humanidade foi gente como a gente, com problemas familiares, de aprendizagem e de (auto)aceitação”, revela a professora de italiano do curso de Letras, Paula Garcia de Freitas.

Leonardo da Vinci se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.

O projeto “Intercultura nas escolas: o italiano como língua e cultura na rede pública de ensino” vinculado ao Programa Licenciar abordou temáticas como: diferentes profissões e habilidades para exercê-las, bullying e mercado de trabalho. Fotógrafos, advogados, músicos, dançarinos, profissionais de distintas áreas, também conversaram e interagiram com as crianças.

Já os bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) de Engenharia Industrial Madeireira e do projeto de extensão Madeira Mágica ficaram responsáveis por construir com os estudantes a “ponte do Leonardo da Vinci”, confeccionar brinquedos e preparar kits com peças provenientes do reaproveitamento de resíduos da indústria madeireira. Para Paula, também coordenadora do projeto do italiano no Licenciar, a parceria reflete um verdadeiro trabalho em equipe que uniu ensino, pesquisa e extensão.

Sugestões

Nuvem UFPR tem novo projeto de extensão em andamento; saiba mais 
O  Núcleo de Estudos sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Paraná...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Projeto de Extensão das Promotoras Legais Populares recebe inscrições para o curso extensionistas
Estão abertas as inscrições para extensionistas – turma 2024, no Projeto de Extensão das Promotoras...
Projeto de extensão realizará ação de páscoa na Comunidade Jardim Independência
O projeto de extensão universitária  Horto Agroflorestal Sabores e Saberes  e o projeto ...